meu dia em oração
Dia de Santa Maria Madalena: a primeira a ver Cristo Ressuscitado
Em meu leito, pela noite, procurei o amado da minha alma. Procurei e não encontrei! Vou levantar-me, vou rondar pela cidade, pelas ruas, pelas praças, procurando o amado da minha alma… Procurei e não encontrei! Os que rondavam a cidade me encontraram: «Vocês viram o amado da minha alma?» Passando por eles, contudo, encontrei o amado da minha alma. (Ct 3,1-4a)
1ª Leitura
O amor de Cristo é que nos impulsiona, quando consideramos que Um só morreu por todos, e consequentemente todos morreram. Ora, Cristo morreu por todos e assim, aqueles que vivem, já não vivem para si, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou. Por isso, doravante não conhecemos mais ninguém pelas aparências. Mesmo que tenhamos conhecido Cristo segundo as aparências, agora já não O conhecemos assim. Se alguém está em Cristo, é Nova Criatura. As coisas antigas passaram; eis que uma Realidade Nova apareceu. (2Cor 5,14-17)
Salmo ou Hino
Minha alma tem sede de Ti, minha carne Te deseja com ardor, como terra seca, esgotada e sem água. Sim, eu Te contemplava no santuário, vendo o teu poder e glória. Teu amor vale mais que a vida: meus lábios Te louvarão. Vou bendizer-Te por toda a minha vida, e ao teu nome levantar as minhas mãos. Minha alma está ligada a Ti, e tua direita me sustenta. (Sl 63,2-6.8-9)
Evangelho do dia
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus bem de madrugada, quando ainda estava escuro. Ela viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava. E disse para eles: «Tiraram do túmulo o Senhor, e não sabemos onde O colocaram.» Maria tinha ficado fora, chorando junto ao túmulo. Enquanto ainda chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. Viu então dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus tinha sido colocado, um na cabeceira e outro nos pés. Então os anjos perguntaram: «Mulher, por que você está chorando?» Ela respondeu: «Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde O colocaram.» Depois de dizer isso, Maria virou-se e viu Jesus de pé; mas não sabia que era Jesus. E Jesus perguntou: «Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?» Maria pensou que fosse o jardineiro, e disse: «Se foi o senhor que levou Jesus, diga-me onde O colocou, e eu irei buscá-lo.» Então Jesus disse: «Maria.» Ela virou-se e exclamou em hebraico: «Rabuni!» (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: «Não Me segure, porque ainda não voltei para o Pai. Mas vá dizer aos meus irmãos: ‘Subo para junto do meu Pai, que é Pai de vocês, do meu Deus, que é o Deus de vocês’.» Então Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: «Eu vi o Senhor.» E contou o que Jesus tinha dito. (Jo 20,1-2.11-18)
Vivendo a Palavra
A fé de Maria Madalena foi além da morte de Jesus. Os discípulos O haviam abandonado. Maria continuava fiel ao Mestre. Por ter amado tanto, foi a primeira testemunha do Ressuscitado e portadora de sua mensagem aos irmãos. Nós, a Igreja de Jesus, temos a coragem de Maria para anunciar ao mundo a ressurreição do Cristo?
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a ousadia de sermos testemunhas vivas do Mistério da Ressurreição perante o mundo em que vivemos. E que o façamos com humilde simplicidade, mas com verdadeira alegria e gratidão pelo grande dom que nos deste – o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e, ressuscitado, contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.