meu dia em oração
Dia de Nossa Senhora de Guadalupe: “Bendita és tu entre as mulheres”
Em sua carta aos gálatas, o apóstolo Paulo levanta a pontinha do véu do Mistério da nossa Redenção: o Pai nos envia seu Filho unigênito, que Se faz humano como nós em Jesus de Nazaré, para nos libertar das amarras do pecado. Era chegada a plenitude dos Tempos!
1ª Leitura
Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho. Ele nasceu de uma mulher, submetido à Lei para resgatar aqueles que estavam submetidos à Lei, a fim de que fôssemos adotados como filhos. A prova de que vocês são filhos é o fato de que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho que clama: Abba, Pai! Portanto, você já não é escravo, mas filho; e se é filho, é também herdeiro por vontade de Deus. (Gl 4,4-7)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo! Terra inteira, cante para o Senhor! Cantem para o Senhor, bendigam o seu Nome! Proclamem sua vitória dia após dia, anunciem sua glória por entre as nações, suas maravilhas a todos os povos! Digam às nações: O Senhor é Rei! Ele firmou o mundo, que jamais tremerá. Ele governa os povos com retidão. (Sl 96,1-3.10)
Evangelho do dia
Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: «Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o Fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.» Então Maria disse: «Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu salvador.» (Lc 1,39-47)
Vivendo a Palavra
O Reino de Amor chega a nós de forma surpreendente. Na humildade daquela quase menina, tão simples e prestativa, o Verbo se faz Carne e anuncia que assim se cumpria a Promessa feita aos Patriarcas: nós já vivemos aqui mesmo, neste pequeno Planeta azul, os sinais do Reino do Céu, que um dia alcançaremos em plenitude nos braços do Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos especial veneração por Maria, mãe de Jesus e nossa Mãe. Que o seu exemplo de doação, humildade e cuidado com a prima Isabel sirva como modelo para a tua Igreja e que nós sejamos testemunhas da tua misericórdia paternal. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.