meu dia em oração
Devemos todos nos colocar a serviço dos irmãos
A Carta aos Hebreus mostra como Deus mergulha na humanidade. Em Jesus de Nazaré, o Pai assume a nossa carne e o nosso sangue para resgatar com sua morte os homens paralisados pelo medo da morte. Assim Ele se tornou sumo sacerdote misericordioso e fiel, a fim de expiar os nossos pecados.
1ª Leitura
Uma vez que os filhos têm todos em comum a carne e o sangue, Jesus também assumiu uma carne como a deles. Assim pôde, por sua própria morte, tirar o poder do diabo, que reina por meio da morte. Desse modo, Jesus libertou os homens que ficavam paralisados a vida inteira por medo da morte. Ele não veio para ajudar os anjos, e sim para ajudar a descendência de Abraão. Por isso, teve que ser semelhante em tudo a seus irmãos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel em relação às coisas de Deus, a fim de expiar os pecados do povo. De fato, justamente porque foi colocado à prova e porque sofreu pessoalmente, Ele é capaz de vir em auxílio daqueles que estão sendo provados. (Hb 2,14-18)
Salmo ou Hino
Celebrem ao Senhor, invoquem o seu Nome, anunciem entre os povos as suas façanhas! Procurem o Senhor e sua força, busquem sempre a sua face, descendência de Abraão, seu servo, filhos de Jacó, seu escolhido! O nosso Deus é o Senhor, Ele governa a terra inteira. Ele se lembra para sempre da sua aliança, da palavra empenhada por mil gerações. (Sl 105,1-4.6-9)
Evangelho do dia
Saíram da sinagoga e foram logo para a casa de Simão e André, junto com Tiago e João. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo eles contaram isso a Jesus. Jesus foi aonde ela estava, segurou sua mão e ajudou-a a se levantar. Então a febre deixou a mulher, e ela começou a servi-los. À tarde, depois do pôr do sol, levavam a Jesus todos os doentes e os que estavam possuídos pelo demônio. A cidade inteira se reuniu na frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de vários tipos de doença e expulsou muitos demônios. Os demônios sabiam quem era Jesus, e por isso Jesus não deixava que eles falassem. De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. Simão e seus companheiros foram atrás de Jesus e, quando o encontraram, disseram: «Todos estão Te procurando.» Jesus respondeu: «Vamos para outros lugares, às aldeias da redondeza. Devo pregar também ali, pois foi para isso que Eu vim.» E Jesus andava por toda a Galileia, pregando nas sinagogas e expulsando os demônios. (Mc 1,29-39)
Vivendo a Palavra
Um pormenor quase perdido e que não deve passar despercebido no meio deste texto tão rico: a sogra de Pedro, tão logo fica curada, põe-se a serviço dos irmãos. Um exemplo para nós, que nos dizemos seguidores do Cristo, e que somos constantemente curados pelo Mestre: nós também devemos nos colocar a serviço dos irmãos.
Oração Final
Pai Santo, liberta-nos do comodismo e nos dá força, alegria e coragem para irmos às ‘aldeias vizinhas’ e ali proclamarmos a Boa Notícia de que o Reino de Amor já está em nós e no nosso meio. Ajuda-nos, amado Pai, a seguir o Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.