meu dia em oração
Devemos amar como Jesus amou
A primeira parte da profecia de Zacarias (que vai até o capítulo 8 do seu livro), se refere ao período logo após à volta do exílio babilônico e reflete as expectativas do povo nesse tempo: Jerusalém será procurada por povos numerosos, que para ali afluirão a fim de aplacar a ira de Deus.
1ª Leitura
Assim diz o Senhor dos exércitos: De novo virão povos e moradores das grandes cidades. Os moradores de uma cidade irão para outra, dizendo: ‘Vamos aplacar ao Senhor; eu vou com você visitar o Senhor dos exércitos’. Povos numerosos e nações poderosas virão à procura do Senhor em Jerusalém, para aplacar ao Senhor. Assim diz o Senhor dos exércitos: Nesses dias, dez homens de todas as línguas faladas pelas nações pegarão um judeu pela barra do manto, dizendo: ‘Nós queremos ir com vocês, pois ouvimos falar que Deus está com vocês’. (Zc 8,20-23)
Salmo ou Hino
Sião foi construída sobre o Monte Santo, e o Senhor prefere as portas dela a todas as moradas de Jacó. Que anúncio glorioso! «Contarei o Egito e a Babilônia entre os meus fiéis. E de Sião será dito: ‘Todo homem aí nasceu. Ela foi fundada pelo Altíssimo’». O Senhor inscreve os povos no registro: «Este homem nasceu aí. Em ti se encontram todas as minhas fontes». (Sl 87,1-7)
Evangelho do dia
Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então Ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém, e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho, e entraram num povoado de samaritanos, para conseguir alojamento para Jesus. Mas, os samaritanos não o receberam, porque Jesus dava a impressão de quem se dirigia para Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para acabar com eles?» Jesus porém, voltou-Se e os repreendeu. E partiram para outro povoado. (Lc 9,51-56)
Vivendo a Palavra
Assim como nós, hoje, também os apóstolos ainda tinham muito a aprender. Jesus, que caminhava pela derradeira vez para a Cidade Santa, onde seria crucificado, transborda sua mansidão e ensina o que é o Amor – o seu Amor: devemos amar não apenas os amigos, mas também os diferentes, até os inimigos que não nos quiserem receber.
Oração Final
Pai Santo, nós somos tentados a revidar ofensas recebidas, a julgar e condenar o nosso próximo. Envia, amado Pai, o teu Espírito sobre nós – que desejamos ser a tua Igreja nesta terra abençoada –, e assim seremos capazes do Amor verdadeiro, que é espontâneo, indiscriminado, gratuito e libertador. Amaremos como amou Jesus, o Cristo, teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.