meu dia em oração
Deus nos deu a Vida eterna, ela está em seu Filho
João fala da vitória sobre o mundo, que nos é assegurada pelo Cristo Jesus. Ele veio pela água e pelo sangue e nos diz quem dá testemunho disso: o Espírito, que é a Verdade. O testemunho é este: em seu Filho Unigênito, Deus nos deu a Vida eterna.
1ª Leitura
De fato, quem pode vencer o mundo, senão aquele que acredita que Jesus é o Filho de Deus? Este é aquele que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Ele não veio apenas pela água, mas pela água e pelo sangue.) E é o Espírito quem dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. Portanto, são três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue, e os três estão de acordo entre si. Se aceitamos o testemunho dos homens, com maior razão aceitamos o testemunho de Deus. E o testemunho de que falamos é de Deus: ele deixou um testemunho do seu Filho. Quem acredita no Filho de Deus, tem esse testemunho dentro de si mesmo. Quem não acredita em Deus, faz dele um mentiroso, porque não acredita no testemunho que ele deu em favor do seu Filho. E o testemunho é este: Deus nos deu a Vida eterna, e esta Vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a Vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a Vida. Escrevo tudo isso para que vocês, que acreditam no nome do Filho de Deus, estejam certos de que têm Vida eterna. (1Jo 5,5-13)
Salmo ou Hino
Glorifique ao Senhor, Jerusalém, louve o seu Deus, ó Sião. Ele reforçou as trancas de suas portas, abençoou os filhos de você em seu seio. Colocou paz em suas fronteiras, saciou você com a flor do trigo. Ele envia suas ordens à terra, e anuncia sua palavra a Jacó, seus estatutos e normas a Israel. Com nação nenhuma agiu desse modo. Aleluia! (Sl 147B,12-15.19-20)
Evangelho do dia
Jesus tinha cerca de trinta anos quando começou sua atividade pública. E, conforme se pensava, ele era filho de José, filho de Eli, filho de Matat, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José, filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai, filho de Maat, filho de Matatias, filho de Semein, filho de José, filho de Jodá, filho de Joanã, filho de Ressa, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri, filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Almadã, filho de Her, filho de Jesus, filho de Eliezer, filho de Jorim, filho de Matat, filho de Levi, filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliacim, filho de Meléia, filho de Mená, filho de Matatá, filho de Natã, filho de Davi, filho de Jessé, filho de Obed, filho de Booz, filho de Salá, filho de Naasson, filho de Aminadab, filho de Admin, filho de Arni, filho de Esron, filho de Farés, filho de Judá, filho de Jacó, filho de Isaac, filho de Abraão, filho de Taré, filho de Nacor, filho de Seruc, filho de Ragau, filho de Faleg, filho de Éber, filho de Salá, filho de Cainã, filho de Arfaxad, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lamec, filho de Matusalém, filho de Henoc, filho de Jared, filho de Malaleel, filho de Cainã, filho de Enós, filho de Set, filho de Adão, filho de Deus. (Lc 3,23-38)
Vivendo a Palavra
Nós fazemos parte dessa família! O evangelista deseja mostrar a humanidade de Jesus de Nazaré. Seus antepassados são parecidos com os nossos. Gente virtuosa e outros nem tanto. Mas, ao fim, a origem última de Jesus e também a nossa é o próprio Deus Pai, fonte do Amor e da Vida em plenitude.
Oração Final
Pai Santo, gerados pelo Espírito do Cristo, nós somos o corpo místico, a Igreja de Jesus. Faze-nos fraternos com os companheiros que colocaste ao nosso lado como peregrinos neste planeta abençoado, e generosos – especialmente com os mais fracos, os pobres e os discriminados pelos poderosos. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.