meu dia em oração
Deus nos chama para o seu Reino e glória
Paulo, o grande construtor de comunidades mostra por seu exemplo de vida como deve se conduzir o discípulo de Jesus diante do seu próximo. Ele é a testemunha viva do seguidor que quer percorrer o Caminho do Mestre nesta terra, ao lado dos irmãos.
Salmo ou Hino
Senhor, tu me conheces. Para onde irei, longe do teu sopro? Para onde fugirei da tua presença? Se subo ao céu, tu aí estás. Se levanto voo para as margens da aurora, aí me alcançarás e tua direita me sustentará. Se eu digo: «Ao menos as trevas me cubram e a luz se transforme em noite», mesmo as trevas não são trevas para ti, e a noite é clara como o dia. (Sl 139,1a.7-12ab)
1ª Leitura
Irmãos, vocês ainda se lembram dos nossos trabalhos e fadigas. Pregamos o Evangelho a vocês trabalhando de noite e de dia, a fim de não sermos peso para ninguém. Vocês são testemunhas, e o próprio Deus também, de como foi santo, justo e irrepreensível o nosso comportamento em relação a vocês que acreditam. Vocês sabem muito bem que tratamos a cada um de vocês como um pai trata os seus filhos. Nós exortamos, encorajamos e admoestamos vocês a viverem de modo digno de Deus, que os chama para o seu Reino e glória. O motivo do nosso contínuo agradecimento a Deus é este: quando ouviram a Palavra de Deus que anunciamos, vocês a acolheram não como palavra humana, mas como ela realmente é, como Palavra de Deus, que age com eficácia em vocês que acreditam. (1Ts 2,9-13)
Evangelho do dia
Jesus falou às multidões: «Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e podridão! Assim também vocês: por fora, parecem justos diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça. Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês constroem sepulcros para os profetas, e enfeitam os túmulos dos justos, e dizem: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices na morte dos profetas’. Com isso, vocês confessam que são filhos daqueles que mataram os profetas. Pois bem: acabem de encher a medida dos pais de vocês!» (Mt 23,27-32)
Vivendo a Palavra
No Evangelho, Jesus fala com coragem e franqueza aos hipócritas do seu tempo – os doutores da Lei e os fariseus. Mas a sua mensagem permanece atual. Sua Palavra deve ser recebida com atenção e meditada com carinho, porque os ‘doutores da Lei’ e os ‘fariseus’ de hoje talvez sejamos nós, e Ele fala conosco!
Oração Final
Pai Santo, reforça em nós a certeza de que o teu Reino de Amor já está em nós quando buscamos nossa conversão, esforçando-nos para ficar mais parecidos com o que somos em Teu sonho paternal. Livra-nos da tentação de julgar – e muito menos de condenar… – os irmãos de caminhada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.