meu dia em oração
Deus está com todos nós, não precisamos ter medo
O profeta Ageu, em nome do Senhor, incentiva o governador, o chefe dos sacerdotes e os filhos de Israel a reconstruírem o Templo de Jerusalém. Promete que a glória futura do Templo será bem maior que a de antes e, neste lugar, o Senhor estabelecerá a sua Paz.
1ª Leitura
No dia vinte e um do sétimo mês do segundo ano do reinado de Dario, a palavra do Senhor foi dirigida por meio do profeta Ageu nestes termos: Diga ao governador da Judeia, Zorobabel, filho de Salatiel, ao chefe dos sacerdotes, Josué, filho de Josedec, e ao resto do povo: Entre vocês há algum sobrevivente que tenha visto esse Templo no seu antigo esplendor? Que acham dele agora? Em comparação com o antigo, não lhes parece que este nem existe? E agora, coragem, Zorobabel! – oráculo do Senhor. Coragem, Josué, filho de Josedec, chefe dos sacerdotes! Coragem, povo todo da terra! É o que o Senhor diz. Mãos à obra, pois Eu estou com vocês – oráculo do Senhor dos exércitos – conforme a palavra da Aliança que estabeleci com vocês, quando saíram do Egito. O meu Espírito estará com vocês. Não tenham medo! Porque assim diz o Senhor dos exércitos: Daqui a pouco tempo eu estarei balançando os céus e a terra, o mar e a terra firme. Vou sacudir todas as nações e, então, as riquezas das nações hão de vir para cá, e assim Eu encherei este Templo com a minha glória, diz o Senhor dos exércitos. Toda a prata é minha, todo o ouro Me pertence! – diz o Senhor dos exércitos. A glória futura deste Templo será bem maior que a de antes, diz o Senhor. Neste lugar Eu estabelecerei a Paz, diz o Senhor. (Ag 1,15b-2,9)
Salmo ou Hino
Julga-me, ó Deus, defende a minha causa contra uma nação sem piedade! Liberta-me do homem injusto! Sim, Tu és o meu Deus forte: por que me rejeitas? Por que devo andar pesaroso sob a opressão do inimigo? Envia tua Luz e tua Verdade: elas me guiarão, e me levarão ao teu Monte Santo, para a tua Moradia. Eu irei até o altar de Deus, ao Deus que me alegra. (Sl 43,1-5)
Evangelho do dia
Certo dia, Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com Ele. Então Jesus perguntou: «Quem dizem as multidões que Eu Sou?» Eles responderam: «Alguns dizem que Tu és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que Tu és algum dos antigos profetas que ressuscitou.» Jesus perguntou: «E vocês, quem dizem que Eu Sou?» Pedro respondeu: «O Messias de Deus.» Então Jesus proibiu severamente que eles contassem isso a alguém. E acrescentou: «O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar no terceiro dia.» (Lc 9,18-22)
Vivendo a Palavra
Nosso Deus é eternamente novo: no mesmo momento em que Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, reconhece em Jesus de Nazaré o Messias enviado por Deus, o Mestre previne a seus discípulos sobre os sofrimentos a que Ele seria submetido logo em seguida. Não nos esqueçamos que assim é a vida do seguidor de Jesus. O caminho da ressurreição passa pela morte.
Oração Final
Pai Santo, não permitas que nos acostumemos com as Palavras Sagradas. Quando confessamos reconhecer em Jesus de Nazaré o Messias – enviado e ungido pelo Espírito – faze com que nós continuemos sempre fascinados com o Cristo – dom inefável do teu Amor de Pai que também é Mãe. Nós Te pedimos pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.