meu dia em oração
Deus anuncia a Paz ao seu povo e aos que se convertem de coração
Consolem, consolem o meu povo, diz o Deus de vocês. Falem ao coração de Jerusalém, gritem para ela que já se completou o tempo da sua escravidão, que o seu crime já foi perdoado, que ela já recebeu da Mão do Senhor o castigo em dobro por todos os seus pecados. Uma voz grita: «Abram no deserto um caminho para o Senhor; na região da terra seca, aplainem uma estrada para o nosso Deus. Que todo vale seja aterrado, e todo monte e colina sejam nivelados; que o terreno acidentado se transforme em planície, e as elevações em lugar plano. Então se revelará a glória do Senhor, e todo o mundo junto a verá, pois assim falou a boca do Senhor». Suba a um monte alto, mensageira de Sião; levante bem alto a sua voz, mensageira de Jerusalém. Levante-a, não tenha medo. Diga às cidades de Judá: ‘Aqui está o Deus de vocês!’ Vejam: o Senhor chega com Poder, e com seu Braço Ele detém o Governo. Ele traz consigo o prêmio, e seus troféus o precedem. Como um Pastor, ele cuida do rebanho, e com seu Braço o reúne; leva os cordeirinhos no colo e guia mansamente as ovelhas que amamentam». (Is 40,1-5.9-11)
1ª Leitura
Há, porém, uma coisa que vocês, amados, não deveriam esquecer: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos são como um dia. O Senhor não demora para cumprir o que prometeu, como alguns pensam, achando que há demora; é que Deus tem paciência com vocês, porque não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem a se converter. O Dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus se dissolverão com estrondo, os elementos se derreterão, devorados pelas chamas, e a terra desaparecerá com tudo o que nela se faz. Em vista dessa desintegração universal, qual não deve ser a santidade de vida e piedade de vocês, enquanto esperam e apressam a vinda do Dia de Deus? Nesse Dia, ardendo em chamas, os céus se dissolverão, e os elementos se fundirão consumidos pelo fogo. O que nós esperamos, conforme a promessa dele, são Novos Céus e Nova Terra, onde habitará a Justiça. Por isso, queridos irmãos, durante este tempo de espera, esforcem-se para que Deus os encontre sem mancha e sem culpa, vivendo em Paz. (2Pd 3,8-14)
Salmo ou Hino
Senhor, mostra-nos o teu Amor, concede-nos a tua Salvação. Vou escutar o que diz o Senhor: «Deus anuncia a Paz ao seu povo e aos que se convertem de coração». A Salvação está próxima, e a Glória habitará em nossa terra. Amor e Fidelidade se encontram, Justiça e Paz se abraçam. A Fidelidade brotará da terra, e a Justiça se inclinará do Céu. O Senhor nos dará a chuva, e nossa terra dará o seu fruto. A Justiça caminhará à frente dele, a salvação seguirá os seus Passos. (Sl 85,8-14)
Evangelho do dia
Começo da Boa Notícia de Jesus, o Messias, o Filho de Deus. Está escrito no livro do profeta Isaías: «Eis que Eu envio o meu mensageiro na tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas!» E foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao encontro de João. Confessavam os seus pecados, e João os batizava no rio Jordão. João se vestia com uma pele de camelo, usava um cinto de couro e comia gafanhotos e mel silvestre. E pregava: «Depois de mim, vai chegar Alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno sequer de me abaixar para desamarrar as suas sandálias. Eu batizei vocês com água, mas Ele batizará vocês com o Espírito Santo.» (Mc 1,1-8)
Vivendo a Palavra
Neste segundo domingo do Advento, estamos contemplando especialmente a figura de João Batista – a quem Jesus se referiu um dia como ‘o maior entre os nascidos de mulher’. João prepara os caminhos do Senhor, dizendo: “depois de mim, vai chegar Alguém mais forte do que eu”. Ele era homem de fé, corajoso e humilde. Como João, a Igreja dos dias tormentosos que vivemos neste início do século 21– seguindo o Papa Francisco – torna-se frequentemente a voz que clama no deserto.
Oração Final
Pai querido, feliz quem espera em Ti! Em nossa caminhada de preparação para a festa de Natal, queremos hoje agradecer-Te pela vida de João Batista. Ele nos deu o exemplo de sobriedade, firmeza, simplicidade e determinação. Que sejamos inspirados pela Fé de João Batista neste tempo de espera do Jesus Menino e, depois de sua chegada entre nós, que o reconheçamos como Verbo Encarnado e O sigamos pelos caminhos desta vida na terra encantada que nos proporcionas.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.