meu dia em oração
Deus anuncia a paz ao seu povo e aos que se convertem de coração
Isaías anunciava: «Sejam fortes! Não tenham medo! Vejam o Deus de vocês: Ele vem para vingar, Ele vem para salvar…». Mas o Salmo responde com a revelação de Jesus, que surpreendeu a todos. O Pai não é um Deus que quer vingança, mas nele o Amor e a Fidelidade se encontram, Justiça e Paz se abraçam!
1ª Leitura
Alegrem-se o deserto e a terra seca, o campo floresça de alegria; como o narciso, cubra-se de flores transbordando de contentamento e alegria, pois lhe será dado o esplendor do Líbano, a beleza do Carmelo e do Saron. Todos verão a glória do Senhor, a beleza do nosso Deus. Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos cambaleantes; digam para os corações desanimados: «Sejam fortes! Não tenham medo! Vejam o Deus de vocês: Ele vem para vingar, Ele traz um prêmio divino, Ele vem para salvar vocês». Então, os olhos dos cegos vão se abrir, e se abrirão também os ouvidos dos surdos; os aleijados saltarão como cervo, e a língua do mudo cantará, porque jorrarão águas no deserto e rios na terra seca. A terra seca se mudará em vargens, e o chão seco se encherá de fontes. E onde viviam os lobos, a erva se transformará em taboa e junco. Haverá aí uma estrada, um caminho, que chamarão de Caminho Santo. Impuro nenhum passará por ele, e os bobos não vão errar o caminho. Aí não haverá leão, nenhum animal selvagem poderá alcançar esse caminho. Por ele só andarão os que foram redimidos e os que foram resgatados pelo Senhor. Cantando, irão voltar e chegar até Sião: carregarão uma alegria sem fim e serão acompanhados de prazer e alegria; a tristeza e o pranto fugirão. (Is 35,1-10)
Salmo ou Hino
Vou escutar o que diz o Senhor: «Deus anuncia a paz ao seu povo e aos que se convertem de coração». A salvação está próxima dos que O temem. Amor e Fidelidade se encontram, Justiça e Paz se abraçam. A Fidelidade brotará da terra, a Justiça se inclinará do céu. O Senhor dará a chuva, a terra dará o fruto. A Justiça caminhará à frente e, a salvação seguirá os seus passos. (Sl 85,9-14)
Evangelho do dia
Certo dia, Jesus estava ensinando. Estavam aí, sentados, fariseus e doutores da Lei, vindos de todos os povoados da Galileia, da Judeia e até de Jerusalém. E o poder do Senhor estava em Jesus, fazendo-o realizar curas. Chegaram, então, algumas pessoas levando, numa cama, um homem que estava paralítico; tentavam introduzi-lo e colocá-lo diante de Jesus. Mas, por causa da multidão, não conseguiam introduzi-lo. Subiram então ao terraço e, através das telhas, desceram o homem com a cama, no meio, diante de Jesus. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: «Homem, seus pecados estão perdoados.» Os doutores da Lei e os fariseus começaram a pensar: «Quem é esse, que está falando blasfêmias? Ninguém pode perdoar pecados, porque só Deus tem poder para isso!» Mas Jesus percebeu o que eles estavam pensando. Tomou então a palavra, e disse: «Por que vocês pensam assim? O que é mais fácil? Dizer: ‘Seus pecados estão perdoados’. Ou dizer: ‘Levante-se e ande’? Pois bem: para vocês ficarem sabendo que o Filho do Homem tem poder para perdoar pecados, – disse Jesus ao paralítico – Eu ordeno a você: Levante-se, pegue a sua cama, e volte para casa.» No mesmo instante, o homem se levantou diante deles, pegou a cama onde estava deitado, e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram admirados, e louvavam a Deus. Ficaram cheios de medo, e diziam: «Hoje vimos coisas estranhas.» (Lc 5,17-26)
Vivendo a Palavra
O coração humano não é capaz de imaginar o que o Pai tem preparado para aqueles que amam. Jesus traz os primeiros sinais: a cura do corpo, a inclusão dos discriminados, o perdão dos pecados. Tenhamos consciência de que também são estes os sinais que devem distinguir a nossa atuação como Igreja de Jesus no mundo dos homens.
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a distribuir de graça os dons que de graça recebemos. Que a nossa presença junto aos companheiros de caminhada seja para eles incentivo para viver o Amor e para seguirmos juntos o Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.