meu dia em oração
Deem graças em todos os momentos, porque esta é a vontade de Deus
O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Me ungiu. Ele Me enviou para dar a Boa Notícia aos pobres, para curar os corações feridos, para proclamar a libertação dos escravos e pôr em liberdade os prisioneiros, para promulgar o Ano da Graça do Senhor. Transbordo de alegria no Senhor e me regozijo com meu Deus, porque Ele me vestiu com a Salvação, cobriu-me com o manto da Justiça, como o noivo que se enfeita com turbante e a noiva que se adorna com joias. Assim como a terra faz brotar uma nova planta e o jardim faz germinar suas sementes, assim também o Senhor faz brotar a Justiça e o Louvor na presença de todas as nações. (Is 61, 1-2a.10-11)
1ª Leitura
Estejam sempre alegres, rezem sem cessar. Deem graças em todas as circunstâncias, porque esta é a Vontade de Deus a respeito de vocês em Jesus Cristo. Não extingam o Espírito, não desprezem as Profecias; examinem tudo e fiquem com o que é bom. Fiquem longe de toda espécie de mal. Que o próprio Deus da Paz conceda a vocês a plena santidade. Que o espírito, alma e corpo de vocês sejam conservados de modo irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Quem chamou vocês é fiel e realizará tudo isso. (1Ts 5,16-24)
Salmo ou Hino
Então Maria disse: «Minh’alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu Nome é Santo, e sua Misericórdia chega aos que O temem, de geração em geração. Ele enche de bens aos famintos e despede os ricos de mãos vazias. Socorre Israel, seu servo, lembrando-se de sua Misericórdia. (Lc 1,46-50.53-54)
Evangelho do dia
Apareceu um homem enviado por Deus, que se chamava João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da Luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a Luz, mas apenas a testemunha da Luz. O testemunho de João foi assim. As autoridades dos judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntarem a João: «Quem é você?» João confessou e não negou. Ele confessou: «Eu não sou o Messias.» Eles perguntaram: «Então, quem é você? Elias?» João disse: «Não sou.» Eles perguntaram: «Você é o Profeta?» Ele respondeu: «Não.» Então perguntaram: «Quem é você? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. Quem você diz que é?» João declarou: «Eu sou uma voz gritando no deserto: ‘Aplainem o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías.» Os que tinham sido enviados eram da parte dos fariseus. E eles continuaram perguntando: «Então, por que é que você batiza, se não é o Messias, nem Elias, nem o Profeta?» João respondeu: «Eu batizo com água, mas no meio de vocês existe Alguém que vocês não conhecem, e que vem depois de mim. Eu não mereço nem sequer desamarrar a correia das sandálias dele.» Isso aconteceu em Betânia, na outra margem do Jordão, onde João estava batizando. (Jo 1,6-8.19-28)
Vivendo a Palavra
Um descanso na árdua caminhada do Advento – o ‘Domingo da Alegria’. Contemplamos hoje uma figura ímpar do Povo de Deus: João Batista. Ele era bem ligado a Jesus: contemporâneo, parente próximo, tinha grande força na fé e a vida devotada ao Reino de Deus. João foi o elo entre os dois Testamentos – o maior entre os nascidos de mulher. Um modelo de discípulo missionário a ser seguido por nós, em todos os tempos.
Oração Final
Pai amado, feliz quem espera em Ti! Assim como João Batista precedeu ao teu Filho, aplainando o seu caminho, dá-nos força e coragem para que também nós sejamos vozes a gritar, no deserto desta civilização injusta que está sendo construída, contra a exclusão de irmãos pobres, nos quais nosso Mestre se reconhece encarnado. O Filho de Deus, está fazendo conosco a experiência da humanidade. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Irmão Maior, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.