meu dia em oração
Deem a Deus o que é de Deus
Em sua carta, Pedro caracteriza bem esta vida como “tempo de espera”, onde somos tentados por falsos profetas. Seu conselho é que cresçamos na Graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Será que nós temos buscado esse conhecimento privilegiado do Senhor?
1ª Leitura
Em vista da desintegração universal, qual não deve ser a santidade de vida e piedade de vocês, enquanto esperam e apressam a vinda do Dia de Deus? Nesse dia, ardendo em chamas, os céus se dissolverão, e os elementos se fundirão consumidos pelo fogo. O que nós esperamos, conforme a promessa dele, são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça. Por isso, queridos irmãos, durante este tempo de espera, esforcem-se para que Deus os encontre sem mancha e sem culpa, vivendo em paz. Considerem que a paciência de Deus para conosco tem em vista a nossa salvação. Assim, queridos irmãos, avisados como estão, tomem cuidado para que esses ímpios não os enganem, arrastando-os para que vocês percam a firmeza e caiam. Cresçam na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. A ele pertence a glória, desde agora e até o dia da eternidade. Amém! (2Pe 3,12-15a.17-18)
Salmo ou Hino
Senhor, tu foste o nosso refúgio de geração em geração. Antes que os montes nascessem e a terra e o mundo fossem gerados tu és Deus. Mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem, que passou. Setenta anos é o tempo da nossa vida, oitenta anos, se ela for vigorosa. E a maior parte deles é fadiga inútil, pois passam depressa. Sacia-nos com o teu amor pela manhã, e nossa vida será júbilo e alegria. (Sl 90,1-4.10.14.16)
Evangelho do dia
Então as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. Quando chegaram, disseram a Jesus: «Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, porque não dás preferência a ninguém. Com efeito, não levas em conta as aparências, e ensinas de verdade o caminho de Deus. Dize-nos: é lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?» Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: «Por que vocês me tentam? Tragam uma moeda para eu ver.» Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: «De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda?» Eles responderam: «É de César.» Então Jesus disse: «Pois devolvam a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.» E eles ficaram admirados com Jesus. (Mc 12,13-17)
Vivendo a Palavra
A tentação que sofremos é misturar o que em nós e na natureza é de César e o que é de Deus. Vivemos no mundo e temos o dever de torná-lo melhor e mais humano, seguindo o mandamento do Amor. Como discípulos missionários de Jesus, vivemos para servir aos irmãos – curar e libertar – e, por tudo, dar graças ao Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai Santo, envia sobre nós o teu Espírito! Ensina-nos a discernir as coisas que são do mundo e as que são do Espírito. Dá-nos força e coragem, Pai amado, par fazermos a opção radical de vida pelo caminho do Amor, seguindo o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.