meu dia em oração
Dedicação da Basílica de Latrão: O Templo de Deus é Santo
Então o Homem levou-me para o Templo e me disse: «Essa água que escorre para o lado oriental entra no mar e a sua água se torna potável. Por isso, em todo lugar por onde passar a torrente, os seres vivos que a povoam terão Vida.» (Ez 47,1-2.8-9.12)
1ª Leitura
Nós trabalhamos juntos na obra de Deus, mas o campo e a construção de Deus são vocês. Eu, como bom arquiteto, lancei os alicerces conforme o dom que Deus me concedeu; outro constrói por cima do alicerce. Mas cada um veja como constrói! Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. Vocês não sabem que são Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destrói o Templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é Santo e esse Templo são vocês. (1Cor 3,9c-11.16-17)
Salmo ou Hino
Deus é nosso refúgio e nossa força. Por isso não tememos se a terra vacila. O correr das águas alegra a Cidade de Deus, o Altíssimo consagra a sua Moradia. Deus está em seu meio: ela é inabalável. Deus a socorre ao romper da manhã. O Senhor está conosco, nossa fortaleza é o Deus de Jacó! Venham ver os atos do Senhor, os assombros que fez na terra. (Sl 46,2-3.5-6.8-9)
Evangelho do dia
A Páscoa dos judeus estava próxima e Jesus subiu para Jerusalém. No Templo, Jesus encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas sentados. Então fez um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; esparramou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: «Tirem isso daqui! Não transformem a Casa de meu Pai num mercado.» Seus discípulos se lembraram do que diz a Escritura: «O zelo pela tua Casa me consome.» Então os dirigentes dos judeus perguntaram a Jesus: «Que sinal nos mostras para agires assim?» Jesus respondeu: «Destruam esse Templo e em três dias Eu O levantarei.» Os dirigentes dos judeus disseram: «A construção desse Templo demorou quarenta e seis anos, e Tu o levantarás em três dias?» Mas o Templo de que Jesus falava era o seu Corpo. Quando Ele ressuscitou, os discípulos se lembraram do que Jesus tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. (Jo 2,13-22)
Vivendo a Palavra
Jesus ensina o respeito à santidade do Lugar Sagrado. O Templo é o refúgio que buscamos, ponto de observação tranquilo de onde podemos enxergar em profundidade a nossa vida no mundo e nos inspirarmos para a caminhada de conversão, inseridos nele. Jamais será um mercado onde visamos a aumentar os tesouros que ladrões roubam e a ferrugem corrompe.
Oração Final
Pai, nós temos consciência e somos agradecidos por tua Compaixão! Ensina-nos a cultivar especial veneração pelos lugares sagrados, os Templos que com muito amor dedicamos ao teu Nome. Inspira-nos, amado Pai, para que sintamos neles a tua Presença amiga, dentro de nós e da Comunidade reunida. E nos guies na caminhada por este mundo encantado, seguindo ao Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.