meu dia em oração
Dedicação da Basílica de Latrão: esse templo somos nós
Então o homem levou-me para a entrada do Templo, onde vi água que escorria da soleira. Nas margens da torrente que se forma haverá toda espécie de árvores com frutos comestíveis. Por isso, os frutos servirão de alimento e as folhas de remédio. (Ez 47,1-2.8-9.12)
1ª Leitura
Nós trabalhamos juntos na obra de Deus, mas o campo e a construção de Deus são vocês. Eu, como bom arquiteto, lancei os alicerces conforme o dom que Deus me concedeu; outro constrói por cima do alicerce. Mas cada um veja como constrói! Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. Vocês não sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo, e esse templo são vocês. (1Cor 3,9c-11.16-17)
Salmo ou Hino
Deus é nosso refúgio e nossa força. Por isso não tememos se as montanhas se abalam no seio do mar; o Senhor está conosco! O correr das águas alegra a cidade de Deus, o Altíssimo consagra a sua moradia. Deus a socorre ao romper da manhã. Ele está conosco, nossa fortaleza é o Deus de Jacó! Venham ver os atos do Senhor, os assombros que Ele fez! (Sl 46,2-3.5-6.8-9)
Evangelho do dia
A Páscoa dos judeus estava próxima, e Jesus subiu para Jerusalém. No Templo, Jesus encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas sentados. Então fez um chicote de cordas e expulsou todos do Templo junto com as ovelhas e os bois; esparramou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: «Tirem isso daqui! Não transformem a casa de meu Pai num mercado.» Seus discípulos se lembraram do que diz a Escritura: «O zelo pela tua casa me consome.» Então os dirigentes dos judeus perguntaram a Jesus: «Que sinal nos mostras para agires assim?» Jesus respondeu: «Destruam esse Templo, e em três dias Eu o levantarei.» Os dirigentes dos judeus disseram: «A construção desse Templo demorou quarenta e seis anos, e Tu o levantarás em três dias?» Mas o Templo de que Jesus falava era o seu corpo. Quando Ele ressuscitou, os discípulos se lembraram do que Jesus tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. (Jo 2,13-22)
Vivendo a Palavra
Na festa de dedicação da Basílica de Latrão – bonita construção feita de pedras – o texto de João recorda que também os corpos (de Jesus e os nossos) são templos de Deus e merecem igual veneração. A ambiguidade do texto é apenas aparente: os dois – a Casa e os nossos Corpos – são lugares férteis e privilegiados onde acontece a oração, nosso encontro com o Pai.
Oração Final
Pai Santo, abençoa os nossos templos, casas construídas com carinho como abrigo para nossas celebrações comunitárias de louvor e ação de graças pelos inefáveis dons que nos ofereces. E abençoa também os nossos corpos, para que eles sejam meios eficazes para comunicarmos aos irmãos a nossa fé no Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.