meu dia em oração
De onde vêm essa sabedoria e esses milagres?
A leitura do Levítico é minuciosa relação das festas que devem ser celebradas ao Senhor pelos filhos de Israel. Para nós, fica ressaltada a importância do culto, mas não a celebração em si, e sim seu sentido mais profundo: a ação de graças ao Pai.
Salmo ou Hino
Aclamem a Deus. Acompanhem, toquem a harpa melodiosa. Toquem a trombeta pelo dia da nossa festa. Porque é uma lei para Israel, uma norma estabelecida para José, quando ele saiu da terra do Egito. «Nunca haja em você um deus estranho, nunca adore um deus estrangeiro. Eu sou o Senhor seu Deus, que o tirei da terra do Egito.». (Sl 81,2a;3,6ab.10-11ab)
1ª Leitura
Javé falou a Moisés: «Diga aos filhos de Israel: São estas as solenidades de Javé, que vocês proclamarão como assembleias sagradas. São estas as minhas festas: Durante seis dias vocês trabalharão, mas o sétimo é dia de repouso completo, dia de assembleia sagrada, no qual vocês não farão nenhum trabalho: é dia de descanso dedicado a Javé, em todos os lugares em que vocês morarem. Estas são as festas de Javé, as assembleias sagradas às quais vocês convocarão os filhos de Israel, no tempo devido: A partir do dia seguinte ao sábado, em que vocês tiverem trazido o feixe para a apresentação, vocês contarão sete semanas completas. Contem cinquenta dias até o dia seguinte ao sétimo sábado, e então ofereçam a Javé uma nova oblação. O dia dez do sétimo mês é o dia da Expiação. Reúnam-se em assembleia sagrada, façam penitência e ofereçam uma oferta queimada para Javé. No dia quinze do sétimo mês começa a festa das Tendas, dedicada a Javé, e dura sete dias. No primeiro dia, reúnam-se em assembleia sagrada e não façam nenhum trabalho. Durante sete dias ofereçam para Javé ofertas queimadas. No oitavo dia, voltem a se reunir em assembleia sagrada e apresentem para Javé uma oferta queimada: é dia de reunião solene, e vocês não farão nenhum trabalho. São estas as festas de Javé, em que vocês se reunirão em assembleia sagrada, e oferecerão a Javé oblações, holocaustos e ofertas, sacrifícios de comunhão e libações, conforme o ritual de cada dia.» (Lv 23,1-4.15-16.27.34b-37)
Evangelho do dia
Jesus voltou para a sua terra. Ensinava as pessoas na sinagoga, de modo que ficavam admiradas. Diziam: «De onde vêm essa sabedoria e esses milagres? Esse homem não é o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não moram conosco? Então, de onde vem tudo isso?» E ficaram escandalizados por causa de Jesus. Mas Jesus disse: «Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família.» E não fez muitos milagres aí, por causa da falta de fé deles. (Mt 13,54-58)
Vivendo a Palavra
A sabedoria de Jesus não era o resultado de estudos com os doutores do Templo, mas da vida junto à Natureza e à família – da convivência com a simplicidade de José e a pureza de Maria, fundidas numa fé capaz da entrega total de suas existências aos planos do Senhor. Que nós entendamos isto e sigamos esse caminho!
Oração Final
Pai Santo, mantém nossos corações sensíveis, capazes de reconhecer os teus Profetas, ainda que eles estejam bem próximos de nós e sejam nossos parentes… Ajuda-nos, Pai amado, a separá-los dos falsos profetas, que nos dizem palavras doces, mas enganosas. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.