meu dia em oração
«De onde, então, veio o joio?»
O Senhor adverte ao povo, através do Profeta Jeremias, sobre o engano de ir ao Templo só para cumprir a prescrição, sem levar em conta a coerência da vida com o Amor e a Justiça professados. Devemos ir ao Templo para celebrar relações justas e solidárias com os irmãos.
1ª Leitura
Palavra de Javé, que foi dirigida a Jeremias: «Coloque-se na porta do Templo e diga o seguinte: Escutem a palavra de Javé, vocês todos de Judá que entram por esta porta, a fim de adorar a Javé. Assim diz Javé dos exércitos, o Deus de Israel: Endireitem seus caminhos e sua maneira de agir e eu morarei com vocês neste lugar. Não se iludam com palavras mentirosas, dizendo: ‘Este é o Templo de Javé!’ Se vocês endireitarem seus caminhos e sua maneira de agir; se começarem a praticar o direito cada um com seu próximo; se não oprimirem o estrangeiro, o órfão e a viúva; se não derramarem sangue inocente e não correrem atrás dos deuses estrangeiros que lhes trazem a desgraça: então eu continuarei morando com vocês neste lugar, nesta terra que eu dei aos seus antepassados há muito tempo e para sempre. Vocês se iludem com palavras mentirosas que não trazem proveito nenhum. Não é assim? Roubar, matar, cometer adultério, jurar falso, queimar incenso a Baal, seguir deuses estrangeiros que vocês nunca conheceram… E depois vocês se apresentam diante de mim neste Templo onde o meu nome é invocado e dizem: ‘Estamos salvos!’, para depois continuarem praticando essas abominações. Este Templo, onde o meu nome é invocado, será por acaso esconderijo de ladrões? Estejam atentos, porque eu estou vendo tudo isso – oráculo de Javé.» (Jr 7,1-11)
Salmo ou Hino
Como são desejáveis tuas moradas! Meu coração e minha carne exultam pelo Deus vivo. Felizes os que habitam em tua casa: eles te louvam sem cessar. Felizes os que encontram em ti força ao preparar sua peregrinação: Eles caminham até verem Deus em Sião. Sim, mais vale um dia em teus átrios, do que milhares em minha casa. (Sl 84,2-6a.8a.11)
Evangelho do dia
Jesus contou outra parábola à multidão: «O Reino do Céu é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Uma noite, quando todos dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. Quando o trigo cresceu, e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os empregados foram procurar o dono, e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que arranquemos o joio?’ O dono respondeu: ‘Não. Pode acontecer que, arrancando o joio, vocês arranquem também o trigo. Deixem crescer um e outro até à colheita. E no tempo da colheita direi aos ceifadores: arranquem primeiro o joio, e o amarrem em feixes para ser queimado. Depois recolham o trigo no meu celeiro!’.» (Mt 13,24-30)
Vivendo a Palavra
O que será joio e o que será trigo na nossa vida, na realidade do nosso tempo? Por que essa ansiedade para julgar o próximo? Cuidemos de ser – ou de nos tornarmos – trigo de boa qualidade, para alimentar com nossa disponibilidade e desprendimento os companheiros de jornada neste mundo encantado, que já é parte do Reino do Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai Santo, livra-nos de nossa pressa de julgar os irmãos. Faze-nos, antes, atentos às suas necessidades e generosos para acolhê-los, anunciando-lhes, como testemunhas e não como mestres ou juízes, que o teu Reinado de Amor já está em nós, trazido pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.