meu dia em oração
Dai graças ao Senhor porque Ele é Bom e o seu amor é para sempre
O forte texto de Ezequiel nos enche de Esperança. O Profeta anuncia o poder de Deus sobre a Morte. Não importa que os ossos já estejam ressequidos. Sujeitos à Palavra do Senhor, os corpos se refazem e o espírito é infundido neles. É a Ressurreição – a última Palavra de Deus, que vem substituir aquela outra que tanto nos assusta: Morte.
1ª Leitura
A mão do Senhor pousou sobre mim e o Espírito me deixou em um vale de ossos. O Espírito me fez circular em torno deles, por todos os lados. Notei que havia grande quantidade de ossos espalhados pelo vale e que estavam todos secos. Então o Senhor me disse: «Criatura humana, será que esses ossos poderão reviver?» Eu respondi: «Meu Senhor, Tu sabes». Então Ele me disse: «Profetize, dizendo: Ossos secos, ouçam a Palavra do Senhor! Vou infundir um Espírito e vocês reviverão. Vou cobrir vocês de nervos, vou fazer com que vocês criem carne e se revistam de pele. Em seguida, infundirei o meu Espírito e vocês reviverão. Então vocês ficarão sabendo que Eu Sou o Senhor». Profetizei de acordo com a ordem que havia recebido. Enquanto eu estava profetizando, ouvi um barulho e vi movimento entre os ossos, que se aproximavam um do outro, cada um com seu correspondente. Observando bem, vi que apareciam nervos, que iam sendo cobertos de carne e que a pele os recobria; mas não havia Espírito neles. Então o Senhor falou: «Profetize ao Espírito, criatura humana, e diga: Assim diz o Senhor: Espírito, venha dos quatro ventos e sopre nestes cadáveres, para que revivam». Profetizei conforme Ele havia mandado. O Espírito penetrou neles e reviveram, colocando-se de pé. Era um exército imenso. Em seguida, o Senhor me disse: «Criatura humana, esses ossos são toda a casa de Israel. Os israelitas andavam dizendo: ‘Nossos ossos estão secos e nossa esperança se foi. Para nós, tudo acabou’. Pois bem! Profetize e diga: Assim diz o Senhor: Vou abrir seus túmulos, tirar vocês deles, povo meu, e vou levá-los para a Terra de Israel. Povo meu, vocês ficarão sabendo que Eu Sou o Senhor, quando Eu abrir seus túmulos, e deles Eu tirar vocês. Colocarei em vocês o meu Espírito e vocês reviverão. Eu os colocarei em sua própria Terra, e vocês ficarão sabendo que Eu, o Senhor, digo e faço – oráculo do Senhor». (Ez 32,1-14)
Salmo ou Hino
Agradeçam ao Senhor, porque Ele é bom, porque o seu Amor é para sempre! Repitam isso os que o Senhor redimiu da mão do opressor. Eles erravam por um deserto solitário, sem achar o caminho para a cidade habitada. Estavam famintos e sedentos, e a vida já os abandonava. Na sua aflição, clamaram para o Senhor e Ele os libertou de suas angústias. Ele os guiou pelo Caminho certo, para que chegassem a uma cidade habitada. Que eles agradeçam ao Senhor e seu Amor, pelas maravilhas que faz pelos homens. Ele saciou a garganta sedenta e encheu de bens a garganta faminta. (Sl 107,1-9)
Evangelho do dia
Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito os saduceus se calarem. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus para o tentar: «Mestre, qual é o maior Mandamento da Lei?» Jesus respondeu: «Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento. Esse é o maior e o primeiro Mandamento. O segundo é semelhante a esse: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois Mandamentos.» (Mt 22,34-40)
Vivendo a Palavra
Jesus de Nazaré, o nosso Irmão Maior, viveu e, no texto ouvido hoje pede que também nós vivamos o Amor, pelo Amor e para o Amor. Que coloquemos todas as dimensões do ser – sentimentos, pensamentos, desejos e atividades do corpo e da mente – a serviço dos irmãos. Que vejamos em cada um deles a imagem de Deus, Pai Misericordioso que nos amou ao ponto de entregar o próprio Filho, feito humano como nós no Cristo Jesus.
Oração Final
Pai misericordioso, recebe-nos como crianças que desejamos ser no teu Reino. Só assim seremos capazes de entender e viver o Mandamento do Amor. Ele é tão simples que apenas às crianças estão abertas as portas da compreensão e da gratidão. E conhecendo o Amor, amado Pai, que O vivamos profundamente, testemunhando a tua Presença em nós, neste mundo e na História. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.