meu dia em oração
Cristo, Rei do Universo: Ele é a imagem do Deus invisível
Todas as tribos de Israel foram encontrar-se com Davi em Hebron: «Já antes, quando Saul era nosso rei, o verdadeiro comandante era você. Você será o chefe de Israel.» Davi fez um pacto com eles e eles ungiram Davi como rei de Israel. (2Sm 5,1-3)
1ª Leitura
Com alegria, deem graças ao Pai, que permitiu a vocês participarem da herança dos cristãos, na luz. Deus Pai nos arrancou do poder das trevas e nos transferiu para o Reino do seu Filho amado, no qual temos a redenção e a remissão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, o Primogênito, anterior a qualquer criatura; porque nele foram criadas todas as coisas, tanto as celestes como as terrestres, as visíveis como as invisíveis: tronos, soberanias, principados e autoridades. Tudo foi criado por meio dele e para Ele. Ele existe antes de todas as coisas, e tudo nele subsiste. Ele é também a Cabeça do corpo, que é a Igreja. Ele é o Princípio, o Primeiro daqueles que ressuscitam dos mortos, para em tudo ter a primazia. Porque Deus, a Plenitude Total, quis nele habitar, para, por meio dele, reconciliar consigo todas as coisas, tanto as terrestres como as celestes, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. (Cl 1,12-20)
Salmo ou Hino
Alegrei-me quando me disseram: «Vamos à Casa do Senhor!» Nossos passos já se detêm junto aos teus umbrais, Jerusalém! Para ela sobem as tribos, as tribos do Senhor, segundo o costume de Israel, para celebrar o Nome do Senhor. Aí estão os tribunais da justiça, no palácio de Davi. (Sl 122,1-2.4-5)
Evangelho do dia
Crucificaram Jesus e os malfeitores. O povo permanecia aí, olhando. Os chefes, porém, zombavam de Jesus, dizendo: «A outros Ele salvou. Que salve a Si mesmo, se é de fato o Messias de Deus, o Escolhido!» Os soldados também caçoavam dele. Aproximavam-se, ofereciam-Lhe vinagre, e diziam: «Se Tu és o Rei dos Judeus, salva a Ti mesmo!» Acima dele havia um letreiro: «Este é o Rei dos Judeus.» Um dos criminosos crucificados O insultava, dizendo: «Não és Tu o Messias? Salva a Ti mesmo e a nós também!» Mas o outro o repreendeu, dizendo: «Nem você teme a Deus, sofrendo a mesma condenação? Para nós é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas Ele não fez nada de mal.» E acrescentou: «Jesus, lembra-Te de mim, quando vieres em teu Reino.» Jesus respondeu: «Eu lhe garanto: hoje mesmo você estará comigo no Paraíso.» (Lc 23,35-43)
Vivendo a Palavra
Tenhamos bem claro que o título real que dedicamos ao Cristo nada tem a ver com os impérios deste mundo, com seus tronos, cetros, coroas e poder, mas refere-se ao Reino do Céu – que é dos pobres, mansos, puros de coração, dos que sofrem por amor à justiça, dos que choram e são perseguidos. E peçamos ao Pai Misericordioso que nos dê cidadania neste Reinado de Amor!
Oração Final
Pai Santo, ao fim de mais um ano litúrgico, nós damos graças pela vida e pela fé que conservamos neste tempo. Nós Te pedimos, amado Pai, que nos concedas o dom da perseverança no caminho da conversão que tentamos seguir, com o Cristo Jesus, teu Filho que hoje aclamamos nosso Rei. Por Ele, o mesmo que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.