meu dia em oração
Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres
Paulo lembra aos gálatas (e também a nós!) que foram libertados pelo Cristo Jesus; por isto, são filhos da Promessa, da Nova Aliança, e não mais da Lei dada a Moisés no monte Sinai. E exorta para que se mantenham livres, firmes e não se submetam novamente ao jugo da Lei.
1ª Leitura
De fato, aí está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da mulher livre. O filho da escrava nasceu de modo natural, enquanto o filho da mulher livre nasceu por causa da promessa. Simbolicamente isso quer dizer o seguinte: as duas mulheres representam as duas alianças. Uma, a do monte Sinai, gera para a escravidão e é representada por Agar. Mas a Jerusalém do alto é livre, e ela é a nossa mãe. Porque está na Escritura: «Alegre-se, estéril, você que não dava à luz! Grite de alegria, você que não conheceu as dores do parto, porque os filhos da abandonada são mais numerosos do que os filhos daquela que tem marido». Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres. Portanto, sejam firmes e não se submetam de novo ao jugo da escravidão. (Gl 4,22-24.26-27.31-5,1)
Salmo ou Hino
Aleluia! Louvem, o nome do Senhor! Seja bendito o seu nome, desde agora e para sempre. Do nascer do sol até o poente, louvado seja o nome do Senhor! Ele se eleva sobre os povos, sua glória está acima do céu! Quem é igual a nosso Deus, que se eleva em seu trono e se abaixa para olhar pelo céu e pela terra? Ele ergue da poeira o fraco e o indigente. (Sl 113,1-7)
Evangelho do dia
Quando as multidões se reuniram, Jesus começou a dizer: «Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará contra os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar. E aqui está quem é maior do que Jonas.» (Lc 11,29-32)
Vivendo a Palavra
Acontecia naquele tempo e continua acontecendo hoje: também nós, não poucas vezes buscamos sinais extraordinários para reforçar nossa fé, esquecidos de que a vida que recebemos do Pai e a natureza que Ele nos oferece para ser cuidada e compartilhada são dons maravilhosos que deveriam bastar para nosso encantamento e gratidão.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos ouvidos para ouvir-Te, quando falas através da natureza; dos seres humanos, nossos companheiros de caminhada; dos sinais dos tempos, da Igreja e, sobretudo, através do Cristo Jesus, teu Filho Unigênito que se fez um de nós para anunciar o teu Reino de Amor. Pelo mesmo Cristo que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.