meu dia em oração
Vamos abrir o coração para o amor a Deus e a perseverança em Cristo
Aconteceu também que sete irmãos foram presos junto com sua mãe. Espancando-os com relhos e chicotes, o rei pretendia obrigá-los a comer carne de porco, que era proibida. Um deles, falando em nome dos outros, disse: «O que você quer perguntar ou saber de nós? Estamos prontos a morrer, antes que desobedecer às leis de nossos antepassados». Antes de dar o último suspiro, ainda falou: «Você, bandido, nos tira desta vida presente, mas o rei do mundo nos fará ressuscitar para uma ressurreição eterna de vida, a nós que agora morremos pelas leis dele». Depois desse, também o terceiro foi levado para a tortura. Intimado, colocou a língua para fora e apresentou corajosamente as mãos, dizendo com dignidade: «De Deus eu recebi esses membros, e agora, por causa das leis dele, eu os desprezo, pois espero que Ele os devolva para mim». O rei e aqueles que o rodeavam ficaram admirados da coragem com que o rapaz enfrentava os sofrimentos, como se nada fossem. Logo que esse morreu, começaram a torturar da mesma forma o quarto irmão. Estando para morrer, ele falou: «Vale a pena morrer pela mão dos homens, quando se espera que o próprio Deus nos ressuscite. Para você, porém, não haverá ressurreição para a vida». (2Mc 7,1-2.9-14)
1ª Leitura
O próprio nosso Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e por sua graça nos dá consolo eterno e esperança feliz, concedam-lhes ânimo ao coração e os fortaleçam para que façam e falem tudo o que é bom. De resto, irmãos, rezem por nós, a fim de que a palavra do Senhor se espalhe rapidamente e seja bem recebida, como acontece entre vocês. Rezem também para que Deus nos livre dos homens ímpios e maus, porque nem todos têm fé. O Senhor, porém, é fiel. Ele manterá vocês firmes e os guardará do Maligno. Temos plena confiança no Senhor de que vocês fazem e continuarão a fazer o que mandamos. Que o Senhor lhes dirija o coração para o amor a Deus e a perseverança de Cristo. (2Ts 2,16-3,5)
Salmo ou Hino
Escuta, Senhor, atende ao meu clamor, que não sai de lábios mentirosos. Meus pés não vacilaram. Eu clamo a Ti, porque me respondes, ó Deus! Inclina teu ouvido, ouve a minha palavra, Guarda-me como a pupila dos olhos, esconde-me à sombra de tuas asas. Quanto a mim, com justiça verei a tua face; ao despertar, eu me saciarei com a tua imagem. (Sl 17,1.5-6.8b.15)
Evangelho do dia
Os saduceus afirmavam que não existe ressurreição. Alguns deles se aproximaram de Jesus, e lhe propuseram este caso: «Mestre, Moisés escreveu para nós: ‘Se alguém morrer, e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de que possam ter filhos em nome do irmão que morreu’. Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem ter filhos. Também o segundo e o terceiro casaram-se com a viúva. E assim os sete. Todos morreram sem deixar filhos. Por fim, morreu também a mulher. E agora? Na ressurreição, de quem a mulher vai ser esposa? Todos os sete se casaram com ela!» Jesus respondeu: «Nesta vida, os homens e as mulheres se casam, mas os que Deus julgar dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, não se casarão mais, porque não podem mais morrer, pois serão como os anjos. E serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. E que os mortos ressuscitam, já Moisés indica na passagem da sarça, quando chama o Senhor de ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, pois todos vivem para Ele.» (Lc 20,27-38)
Vivendo a Palavra
Os textos conduzem ao mergulho no mistério da ressurreição, que é a razão da nossa Esperança. O apóstolo Paulo afirmou que se não existe ressurreição a nossa fé é vã. Esse Mistério é infinitamente superior à nossa capacidade de entendimento. O melhor caminho talvez seja não tentar compreende-lo, cheios de angústia, mas aceitá-lo com a pureza e a gratidão de uma criança que recebe um presente valioso e terno de seu pai.
Oração Final
Pai Santo, sei que é pequena a minha fé. Mas sei também que é grande a minha vontade de crer. Ajuda-me, amado Pai, a guardar no coração e anunciar com minha vida o Mistério da Ressurreição para o qual nos conduz o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.