meu dia em oração
Conversão de São Paulo: sejamos todos mensageiros do Evangelho
A conversão, narrada pelo próprio Paulo, conta o quanto Jesus se identifica com sua Igreja: Ele se considerava pessoalmente atingido pela perseguição movida contra os seus discípulos. De fariseu escrupuloso, perseguidor feroz daqueles que procuravam seguir o Caminho, Paulo se tornou o maior condutor de homens que a História conheceu.
1ª Leitura
Paulo disse: «Eu sou judeu. Nasci em Tarso da Cilícia, mas fui educado nesta cidade, formado na escola de Gamaliel, seguindo a linha mais escrupulosa dos nossos antepassados, cheio de zelo por Deus, como todos vocês o são agora. Persegui mortalmente este Caminho, prendendo e lançando à prisão homens e mulheres, como o sumo sacerdote e todos os anciãos podem testemunhar. Eles até me deram carta de recomendação para os irmãos de Damasco, e para lá me dirigi, a fim de trazer algemados os que lá estivessem, a fim de serem punidos aqui em Jerusalém. No entanto, aconteceu que na viagem, estando já perto de Damasco, aí pelo meio-dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. Então caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que você Me persegue?’ Eu perguntei: ‘Quem és Tu, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareu, a quem você está perseguindo!’ Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. Então perguntei: ‘Senhor, o que devo fazer?’ E o Senhor me respondeu: ‘Levante-se e vá para Damasco. Aí vão explicar tudo o que Deus quer que você faça.’ Como eu não podia enxergar por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco guiado pela mão dos meus companheiros. Havia na cidade certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei, com boa reputação junto a todos os judeus que aí moravam. Ele veio ao meu encontro e me disse: ‘Saulo, meu irmão, recupere a vista!’ No mesmo instante recuperei a vista e pude vê-lo. Então ele me disse: ‘O Deus de nossos antepassados o destinou a conhecer a sua vontade, a ver o Justo e a ouvir a sua própria voz. Porque você vai ser a sua testemunha de todas as coisas que viu e ouviu, diante de todos os homens. Agora, não perca tempo: levante-se, receba o batismo e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.» (At 22,3-16)
Salmo ou Hino
Louvem ao Senhor, nações todas, e O glorifiquem todos os povos! Pois o seu amor por nós é firme, e sua fidelidade é para sempre! Aleluia! (Sl 117,1-2)
Evangelho do dia
Então Jesus lhes disse: «Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade. Quem acreditar e for batizado, será salvo. Quem não acreditar, será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que acreditarem são estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; quando colocarem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.» (Mc 16,15-18)
Vivendo a Palavra
Jesus nos envia para anunciar a Boa Notícia ao mundo. E a Igreja reverencia hoje aquele que encarna com perfeição o mensageiro retratado no Evangelho. O apóstolo Paulo é uma boa referência para ser seguida em nossa caminhada de discípulos missionários neste planeta encantado, que já é sinal e princípio do Reino do Pai.
Oração Final
Pai Santo, que a fidelidade de Paulo, a coragem da conversão, a força da perseverança até o fim e o grande amor que dedicou aos irmãos e à causa da evangelização nos motivem a seguir, como ele, o Cristo Jesus, teu Filho que se fez humano como nós e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.