meu dia em oração
Confie no Senhor e pratique o bem
Paulo lembra a Tito o que ele deve prescrever como dever para cada estado em que o fiel se encontra, seja ele filho, pai, mãe, esposa, ancião ou anciã. Que sejam todos capazes de dar bom exemplo e oportunos conselhos; sejam prudentes, sensatos, discretos e fieis. Sábia orientação, válida até hoje…
1ª Leitura
Quanto a você, ensine o que é conforme à sã doutrina. Que os velhos sejam sóbrios, respeitáveis, sensatos, fortes na fé, no amor e na paciência. As mulheres idosas também devem comportar-se como convém a pessoas sensatas: não sejam caluniadoras, nem escravas de bebida excessiva; pelo contrário, sejam capazes de dar bons conselhos, de modo que as recém-casadas aprendam com elas a amar seus maridos e filhos, a ser ajuizadas, castas, boas donas-de-casa, submissas a seus esposos, amáveis, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada. Aconselhe igualmente os jovens, para que em tudo tenham bom senso. E você mesmo seja exemplo de boa conduta, sincero e sério em seu ensino, expressando-se numa linguagem digna e irrepreensível, para que o adversário nada tenha a dizer contra nós e fique envergonhado. A graça de Deus se manifestou para a salvação de todos os homens. Essa graça nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas, para vivermos neste mundo com autodomínio, justiça e piedade, aguardando a bendita esperança, isto é, a manifestação da glória de Jesus Cristo, nosso grande Deus e Salvador. Ele se entregou a si mesmo por nós, para nos resgatar de toda iniquidade e para purificar um povo que lhe pertence, e que seja zeloso nas boas obras. (Tt 2,1-8.11-14)
Salmo ou Hino
Confie no Senhor e pratique o bem, habite na terra e viva tranquilo. Coloque nele o seu prazer, e Ele dará o que seu coração deseja. O Senhor garante os passos do homem, e se compraz com o caminho dele. Evite o mal e pratique o bem, e você terá uma casa para sempre. Os justos vão possuir a terra, e nela habitarão para sempre. A salvação vem. (Sl 37,3-4.18.23.27.29.39a)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: «Se alguém de vocês tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Venha depressa para a mesa’? Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepare-me o jantar, cinja-se e sirva-me, enquanto eu como e bebo; depois disso você vai comer e beber’? Será que vai agradecer ao empregado, porque este fez o que lhe havia mandado? Assim também vocês: quando tiverem cumprido tudo o que lhes mandarem fazer, digam: ‘Somos empregados inúteis; fizemos o que devíamos fazer’.» (Lc 17,7-10)
Vivendo a Palavra
A Lei do Amor não limita o quanto precisamos fazer pelo próximo. O modelo a ser seguido é o Cristo Jesus, que foi radical e nos ofereceu tudo: a sua vida, que Ele passou fazendo o bem a todos, e a sua morte, que selou a Aliança Eterna de Amor do Pai conosco, seus amados filhos.
Oração Final
Pai Santo, que eu não veja a tua Lei como uma cerca que delimita um espaço a preencher, mas ficar contido nele. Que eu a veja como uma seta que aponta para uma direção sem limites, uma caminhada a ser superada a cada dia, sempre seguindo o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.