meu dia em oração
Como o Pai Me amou, Eu também amei vocês: permaneçam no meu Amor
Em Atos aparece a notícia do Primeiro Concílio da Igreja – a reunião de Jerusalém. Cada um tinha sua posição pessoal, mas todos se dispunham a ouvir os demais e acordar no que melhor atendesse à moção do Espírito. E o Caminho de Jesus – a nossa Igreja! – se abriu para sempre para os ‘pagãos’ – até a nossa acolhida!
1ª Leitura
Depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou: «Irmãos, vocês sabem que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu no meio de vocês, para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra da Boa Notícia e acreditassem. Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como deu a nós. E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. Então, por que vocês agora tentam a Deus, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós mesmos tivemos força para suportar? Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que cremos ser salvos, exatamente como eles.» Houve então um silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado por meio deles entre os pagãos. Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: «Irmãos, ouçam-me: Simeão acaba de nos lembrar como desde o começo Deus cuidou de tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu Nome. Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: ‘Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu Nome. É o que diz o Senhor, que tornou essas coisas conhecidas desde há séculos’. Por isso, eu sou de parecer que não devemos importunar os pagãos que se convertem a Deus. Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne sufocada e o sangue. De fato, desde os tempos antigos, em cada cidade Moisés tem os seus pregadores, que o leem todos os sábados nas sinagogas.» (At 15,7-21)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo! Proclamem sua glória por entre as nações! Porque o Senhor é grande e digno de louvor! Os deuses dos povos são aparência; enquanto o Senhor fez o céu. Majestade poder e beleza estão em seu Templo. Digam às nações: o Senhor é Rei! Ele governa os povos com retidão. Que o céu se alegre, e tudo o que ele contém. Aleluia, aleluia, aleluia! (Sl 96,1-3.10)
Evangelho do dia
Jesus afirmou aos discípulos: «Assim como meu Pai Me amou, Eu também amei vocês: permaneçam no meu Amor. Se vocês obedecerem aos meus Mandamentos, permanecerão no meu Amor, assim como Eu obedeci aos Mandamentos do meu Pai e permaneço no seu Amor. Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.» (Jo 15,9-11)
Vivendo a Palavra
Palavras fortes no texto de hoje, que são chaves para o seguimento de Jesus: ‘alegria’ e ‘permanecer no Amor’. A Igreja, ouvindo o Mestre, também valoriza a vivência do Amor, às vezes até fazendo releituras da letra rígida dos mandamentos antigos. Estes continuam válidos e bons na medida em que nos ajudam a viver com alegria e leveza a fraternidade – que é a realidade mais bonita.
Oração Final
Pai Santo, abranda o nosso coração para que acolhamos com alegria o grande Amor que manifestaste por nós, enviando-nos o teu Filho Unigênito. Que, enriquecidos pela Presença de Jesus, nós partilhemos esse Amor com os companheiros de caminhada por este mundo maravilhoso que nos emprestas para que cuidemos dele e o partilhemos com os irmãos. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.