meu dia em oração
Com Santo Inácio vamos aprender a sentir a Presença do Amor
Inácio, o fundador da Companhia de Jesus, propôs os ‘Exercícios Espirituais’ que vêm sustentando a vida mística de milhões de discípulos: o que importa não é o muito saber, mas o saborear a Presença do Amor! Ele foi um soldado de Cristo – com a difícil missão de profeta: ouvir Deus, viver Deus, anunciar o Reino e denunciar os desvios. Tudo para a maior glória de Deus!
1ª Leitura
No começo do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, O Senhor dirigiu esta palavra a Jeremias: Assim diz Senhor: Fique no átrio do Templo do Senhor e diga a todos os cidadãos de Judá, que entram no Templo para adorar o Senhor, tudo o que Eu estou mandando dizer, sem tirar nada. Quem sabe, eles se convertam, cada um de sua má conduta, e Eu Me arrependa do castigo que preparo contra eles por causa de suas más ações. Você dirá o seguinte: Assim diz o Senhor: Se vocês não Me obedecerem, seguindo a Lei que promulguei para vocês, e se não escutarem o que dizem os meus servos, os profetas, que Eu lhes envio sem cessar embora vocês não os escutem, então, Eu vou fazer deste Templo o que fiz com o santuário de Silo, e desta cidade farei uma coisa maldita para todos os povos da terra. Os sacerdotes, os profetas e todo o povo ouviram Jeremias falando isso no Templo do Senhor. Depois que Jeremias terminou de falar tudo o que o Senhor lhe havia ordenado que dissesse ao povo, os sacerdotes e os profetas o prenderam, dizendo: «Você deve morrer. Por que você profetizou em nome do Senhor, dizendo que vai acontecer a este Templo o que aconteceu com o santuário de Silo, e que esta cidade será destruída e ficará sem moradores?» E o povo todo se aglomerou no Templo do Senhor contra Jeremias. (Jr 26,1-9)
Salmo ou Hino
Salva-me, ó Deus, pois a água está chegando ao meu pescoço. Mais duros que meus ossos, são os que injustamente me atacam. Que por minha causa não fiquem confundidos aqueles que procuram a Ti, ó Deus de Israel. Tornei-me estrangeiro para os meus irmãos, um estranho para os filhos de minha mãe. Porque o zelo pela tua Casa me devora, e as afrontas com que Te afrontam recaem sobre mim. Responde-me, Senhor, com a bondade do teu Amor! Volta-te para mim, com tua grande Compaixão! Louvarei o Nome de Deus com um cântico, e O engrandecerei com ação de graças. (Sl 69,5.8-10.14)
Evangelho do dia
Jesus voltou para a sua terra. Ensinava as pessoas na sinagoga, de modo que ficavam admiradas. Diziam: «De onde vêm essa sabedoria e esses milagres? Esse Homem não é o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não moram conosco? Então, de onde vem tudo isso?» E ficaram escandalizados por causa de Jesus. Mas Jesus disse: «Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família.» E Jesus não fez muitos milagres aí, por causa da falta de fé deles. (Mt 13,54-58)
Vivendo a Palavra
O Evangelho mostra a tentação de sempre: nós substituímos os conceitos de ‘bem’ e de ‘mal’, que se refere às ações praticadas, por ‘bom’ ou ‘mau’, conforme teimamos em julgar e classificar o nosso semelhante que as pratica. O povo do tempo de Jesus de Nazaré estava cego para o ‘bem’ que Ele espalhava no seu meio, porque o filho de um carpinteiro não era ‘bom’ bastante para dele se esperar grandes coisas. Honestamente, reconheçamos que nós, ainda hoje, cultivamos muitos preconceitos…
Oração Final
Pai que tanto desejamos amar, livra-nos da tentação de julgar – e, pior ainda, de condenar! – nossos irmãos. Abre o nosso coração para acolhê-los sem preconceitos e enxergando em cada um deles um filho teu, resgatado pelo dom maior que nos deste – Jesus Cristo, Filho Unigênito que se fez nosso Irmão e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.