meu dia em oração
Com esperança e gratidão queremos buscar o Reino de Deus
Amós, simples agricultor e criador de gado de Judá (Reino do Sul), recebe do Senhor a missão de profetizar no Reino do Norte, acolhe-a corajosamente e parte. Sua previsão é sombria para Jeroboão, rei de Israel e, por isso, ele é naturalmente muito mal recebido. Assim foi, sempre tem sido e será com os Profetas de Deus.
1ª Leitura
Amasias, sacerdote de Betel, mandou falar assim a Jeroboão, rei de Israel: «Amós está tramando contra Vossa Majestade, dentro do reino de Israel. O país não pode tolerar mais as suas palavras, pois Amós está dizendo que Jeroboão deverá ser morto pela espada e que Israel deverá ir para o exílio, para longe do seu país». Então Amasias disse a Amós: «Vidente, vá embora daqui. Retire-se para a terra de Judá. Vá ganhar a sua vida fazendo lá suas profecias. Não me venha mais fazer profecias em Betel, pois isto aqui é o santuário do rei, e é templo do reino». Amós respondeu a Amasias: «Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta. Eu sou criador de gado e cultivador de sicômoros. Foi o Senhor quem me tirou de trás do rebanho, e me ordenou: ‘Vá profetizar ao meu povo Israel’. Pois bem, escute agora a Palavra do Senhor! Você está dizendo: ‘Não profetize contra Israel, não despeje suas palavras contra a casa de Isaac’. Pois bem, assim diz o Senhor: ‘A sua mulher vai se tornar a prostituta da cidade; seus filhos e suas filhas vão morrer a golpe de espada; sua terra será repartida na corda, e você mesmo irá morrer em terra estrangeira. E Israel será levado para o exílio, longe de sua terra’». (Am 7,10-17)
Salmo ou Hino
A Lei do Senhor é perfeita, um descanso para a alma. O Testemunho do Senhor é firme, instrução para o ignorante. Os Preceitos do Senhor são retos, alegria para o coração. O Mandamento do Senhor é transparente, é luz para os olhos. O temor do Senhor é puro e estável para sempre. As decisões do Senhor são verdadeiras e justas igualmente. São mais desejáveis do que ouro, mais do que ouro refinado. São mais doces que o mel, que vai escorrendo dos favos. (Sl 19,8-11)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus subiu numa barca, passou para a outra margem e chegou à sua cidade. Nisso, levaram a Ele um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: «Coragem, filho! Os seus pecados estão perdoados.» Então alguns doutores da Lei pensaram: «Esse Homem está blasfemando!» Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: «Por que é que vocês pensam coisas más? O que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’; ou dizer: ‘Levante-se e ande’? Pois bem, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados – então disse Jesus ao paralítico: – Levante-se, pegue a sua cama e vá para a sua casa.» O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. Vendo isso, a multidão ficou com medo e louvou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. (Mt 9,1-8)
Vivendo a Palavra
Quantos de nós nos encontramos paralisados e impotentes diante das imposições da sociedade de consumo e do individualismo? Quantos de nós nos lembramos de colocar nas mãos do Senhor a cura dos nossos males? O Evangelho nos consola e enche de Esperança: procurando seguir o Caminho de Jesus, também nós ouviremos dele as doces Palavras: – «Coragem, filho! Os seus pecados estão perdoados. Levante-se e ande!»
Oração Final
Pai cheio de misericórdia, liberta-nos do medo, do respeito humano, do apego aos bens que a ferrugem consome, da ganância pelo poder e da busca insana e insensata dos prazeres que aviltam o ser humano. Ajuda-nos, amado Pai, a buscar com Esperança, Alegria e Gratidão o teu Reino de Amor. Nós te pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.