meu dia em oração
Coloque a esperança no Senhor, desde agora e para sempre
A carta de Paulo faz o elogio da generosidade, da gratuidade e do espírito de união e partilha para a construção da comunidade dos fieis. Que a competição ceda lugar à colaboração, à entreajuda e ao reconhecimento que cada um faça dos méritos dos companheiros.
1ª Leitura
Portanto, se há um conforto em Cristo, uma consolação no amor, se existe uma comunhão de espírito, se existe ternura e compaixão, completem a minha alegria: tenham uma só aspiração, um só amor, uma só alma e um só pensamento. Não façam nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo. Que cada um procure, não o próprio interesse, mas o interesse dos outros. (Fl 2,1-4)
Salmo ou Hino
Senhor, meu coração não é ambicioso, nem meus olhos altaneiros. Não ando atrás de grandezas, nem de maravilhas que me ultrapassam. Não! Eu fiz calar e repousar meus desejos, como criança desmamada no colo de sua mãe. Israel, coloque a esperança no Senhor, desde agora e para sempre! Aleluia! (Sl 131,1-3)
Evangelho do dia
Jesus disse também ao fariseu que o tinha convidado: «Quando você der um almoço ou jantar, não convide amigos, nem irmãos, nem parentes, nem vizinhos ricos. Porque esses irão, em troca, convidar você. E isso será para você recompensa. Pelo contrário, quando você der uma festa, convide pobres, aleijados, mancos e cegos. Então você será feliz! Porque eles não lhe podem retribuir. E você receberá a recompensa na ressurreição dos justos.» (Lc 14,12-14)
Vivendo a Palavra
Aprendamos com o exemplo de Jesus a verdadeira generosidade: a partilha deve ser realizada sem qualquer desejo de recompensa, nem mesmo do reconhecimento ou da simples gratidão. Para que seja assim, ela deve ser feita discretamente com os pobres, os rejeitados pela sociedade, com os doentes e os marginalizados.
Oração Final
Pai Santo, nós somos tentados pelo orgulho de ver reconhecidos nossos pequenos atos de partilha. Buscamos elogios vazios como recompensa… Faze-nos, amado Pai, fontes humildes e generosas de atenção e cuidado com os companheiros de jornada, seguindo o Cristo Jesus, teu Filho feito nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.