meu dia em oração
A colheita é grande, os trabalhadores são poucos
Isaías e o Salmista mostram, nas leituras de hoje, a presença permanente de Deus na história dos homens. Ensinam que a Criação não é um ato isolado do passado, mas um processo permanente de carinho e amor do Pai para todos os seus filhos.
1ª Leitura
Povo de Sião que mora em Jerusalém, você não terá mais de chorar, pois o Senhor vai se compadecer do clamor da sua súplica. Basta Ele ouvir, que responderá. Ainda que Ele lhes tenha dado pão racionado e água sob medida, aquele que instrui você não tornará a esconder-se, e os olhos de vocês estarão vendo aquele que é para vocês o Mestre. Se vocês se desviarem para um lado ou para outro, ouvirão uma voz atrás: «O caminho é este; é por aqui que vocês devem ir». Deus enviará chuva para as sementes que vocês semearem no campo, de modo que o alimento produzido pelo campo será farto e saboroso. Nesse dia, o gado vai pastar em pastagens bem espaçosas. Os bois e os animais que aram a terra comerão ração fermentada, abanada com pá e forcado. No topo de cada monte, no alto de cada colina haverá riachos e fontes, no dia da grande mortandade, quando as torres caírem. No dia em que o Senhor enfaixar as feridas do seu povo e lhe curar as chagas, a lua vai brilhar como o sol, e o brilho do sol será sete vezes maior, como o brilho de sete dias reunidos. (Is 30,19-21.23-26)
Salmo ou Hino
Aleluia! Louvem ao Senhor. Ele conta o número das estrelas, e chama cada uma pelo nome. Nosso Senhor é poderoso, e a sua sabedoria é sem medida. Ele prepara a chuva para a terra. Faz brotar erva e plantas úteis ao homem. Fornece alimento para o rebanho. Glorifique ao Senhor, Jerusalém, louve o seu Deus, ó Sião. Ele anuncia sua palavra a Jacó, seus estatutos e normas a Israel. Com nação nenhuma agiu desse modo. Aleluia! (Sl 147A)
Evangelho do dia
Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando a Boa Notícia do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo as multidões, Jesus teve compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Jesus disse a seus discípulos: «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos! Por isso, peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita.» Então Jesus chamou seus discípulos e deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus, e para curar qualquer tipo de doença e enfermidade. Vão primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel. Vão e anunciem: ‘O Reino do Céu está próximo’. Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, deem também de graça!» (Mt 9,35-10,1.6-8)
Vivendo a Palavra
Há vagas na seara do Senhor! O convite está feito para que deixemos a posição cômoda de ‘consumidores’ para o trabalho ativo e efetivo de construtores do Reino de Deus. Nós, queremos ser a Igreja de Cristo ‘em saída’ para buscar os irmãos. Como trabalhadores convidados para a colheita, queremos nos sentir companheiros de Jesus de Nazaré!
Oração Final
Pai Santo, nós queremos ser operários na tua messe. Para que sejamos capazes para executar a missão, encharca nossos corações com o teu Amor de tal forma generoso e pleno, que possamos reparti-lo com todos os companheiros de jornada. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.