meu dia em oração
Cinzas: É agora o dia da salvação
Pois agora voltem para mim de todo o coração, fazendo jejum, choro e lamentação. Rasguem o coração, e não as roupas! Voltem para o Senhor, pois ele é piedade e compaixão, lento para a cólera e, cheio de amor, arrepende-se das ameaças. (Jl 2,12-18)
Salmo ou Hino
Tem piedade de mim, ó Deus! Por tua compaixão, apaga a minha culpa! Lava-me da injustiça e purifica-me do meu pecado! Porque eu reconheço a minha culpa; pequei contra ti, praticando o que é mau. Ó Deus, cria em mim um coração puro, e renova no meu peito um espírito firme. Não me rejeites da tua face, não retires de mim teu santo espírito. (Sl 51,3-6a.12-14.17)
1ª Leitura
Sendo assim, exercemos a função de embaixadores em nome de Cristo, e é por meio de nós que o próprio Deus exorta vocês. Em nome de Cristo, suplicamos: reconciliem-se com Deus. Aquele que nada tinha a ver com o pecado, Deus o fez pecado por causa de nós, a fim de que por meio dele sejamos reabilitados por Deus. Visto que somos colaboradores de Deus, nós exortamos vocês para que não recebam a graça de Deus em vão. Pois Deus diz na Escritura: «Eu escutei você no tempo favorável, e no dia da salvação vim em seu auxílio.» É agora o momento favorável. É agora o dia da salvação. (2Cor 5,20-6,2)
Evangelho do dia
«Prestem atenção! Não pratiquem a justiça de vocês diante dos homens, só para serem elogiados por eles. Fazendo assim, vocês não terão a recompensa do Pai de vocês que está no céu. Por isso, quando você der esmola, não mande tocar trombeta na frente, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. Ao contrário, quando você der esmola, que a sua esquerda não saiba o que a sua direita faz, para que a sua esmola fique escondida; e seu Pai, que vê o escondido, recompensará você. Quando vocês rezarem, não sejam como os hipócritas, que gostam de rezar em pé nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos homens. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. Ao contrário, quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta, e reze ao seu Pai ocultamente; e o seu Pai, que vê o escondido, recompensará você. Quando vocês jejuarem, não fiquem de rosto triste, como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para que os homens vejam que estão jejuando. Eu garanto a vocês: eles já receberam a recompensa. Quando você jejuar, perfume a cabeça e lave o rosto, para que os homens não vejam que você está jejuando, mas somente seu Pai, que vê o escondido; e seu Pai, que vê o escondido, recompensará você.» (Mt 6,1-6.16-18)
Vivendo a Palavra
Início da quaresma: Mateus expõe o jeito de Jesus se relacionar consigo mesmo (jejum), com o próximo (esmola) e com o Pai (oração). Não se trata de atos praticados para serem vistos e admirados, mas de atitudes de gratidão por sermos todos filhos de Deus e da consequente fraternidade humana.
Oração Final
Pai Santo, nós nos jogamos em teus braços como filhos confiantes. Conduze-nos pelo tempo da quaresma e nos prepara para celebrarmos a Ressurreição do Cristo Jesus ao final destes dias. Que vivamos o clima de fraternidade em nossas comunidades e sejamos agradecidos pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.