meu dia em oração
A César o que é de César. A Deus o que é de Deus
Assim diz o Senhor a Ciro, o seu ungido: «Dobrarei as nações diante dele e abrirei diante dele as portas. Por causa de meu servo Jacó, e de Israel, meu escolhido, eu chamei você pelo nome e lhe dei um sobrenome, embora você não me conheça.» (Is 45,1.4-6)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo! Terra inteira, cante! Porque Ele é grande e digno de louvor! Sim, os deuses dos povos são aparência; enquanto o Senhor fez o céu. Majestade e esplendor o precedem, poder e beleza estão em seu templo. Aclamem a glória do nome do Senhor, entrem em seu átrio. Adorem ao Senhor no seu átrio sagrado. (Sl 96,1-2a.3-8.9-10c)
1ª Leitura
Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, que está em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. A vocês, graça e paz. Agradecemos continuamente a Deus por todos vocês, sempre que nos lembramos de vocês em nossas orações. Com efeito, diante de Deus nosso Pai nos lembramos sempre da fé ativa, do amor capaz de sacrifícios e da firme esperança que vocês depositam em nosso Senhor Jesus Cristo. Irmãos amados por Deus, sabemos que vocês foram escolhidos por ele. De fato, o Evangelho que pregamos não foi apresentado somente com palavras, mas com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. (1Ts 1,1-5b)
Evangelho do dia
Então os fariseus se retiraram, e fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. Mandaram os seus discípulos, junto com alguns partidários de Herodes, para dizerem a Jesus: «Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e que ensinas de fato o caminho de Deus. Tu não dás preferência a ninguém, porque não levas em conta as aparências. Dize-nos, então, o que pensas: É lícito ou não é, pagar imposto a César?» Jesus percebeu a maldade deles, e disse: «Hipócritas! Por que vocês me tentam? Mostrem-me a moeda do imposto.» Levaram então a ele a moeda. E Jesus perguntou: «De quem é a figura e inscrição nesta moeda?» Eles responderam: «É de César.» Então Jesus disse: «Pois deem a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.» (Mt 22,15-21)
Vivendo a Palavra
A ‘receita’ do Mestre serve para todos os tempos: dar ao mundo o que é do mundo – a insignificante moeda – e entregar a Deus o que é de Deus. Dele são os tesouros que a traça não rói, os ladrões não roubam, a ferrugem não corrompe: o ser humano e suas relações fraternas; a vida, digna e plena para todos; a terra e o sustento que ela fornece sem discriminar ninguém.
Oração Final
Pai Santo, nós Te pedimos o dom do discernimento: ensina-nos a escolher as coisas de Deus, desprezando as tentações, às vezes bem dissimuladas, dos bens que passam e não nos conduzem ao Reino que para nós preparaste. Por Jesus, Teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.