meu dia em oração
Cátedra de São Pedro, Apóstolo: ‘O Senhor é o meu Pastor’.
Em sua primeira carta, Pedro se coloca na posição de responsável pelos irmãos na Comunidade e pede aos demais presbíteros que não se imponham como donos, mas como modelos para o rebanho. Uma regra que vale para os cristãos pelos tempos afora… Este é o Caminho de Jesus que leva à Glória Eterna.
1ª Leitura
Faço uma admoestação aos presbíteros que estão entre vocês, eu que sou presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da Glória que vai ser revelada: cuidem do rebanho de Deus que lhes foi confiado, não por imposição, mas de livre e espontânea vontade, como Deus o quer; não por causa de lucro sujo, mas com generosidade; não como donos daqueles que lhes foram confiados, mas como modelos para o rebanho. Desse modo, quando aparecer o supremo Pastor, vocês receberão a Coroa de Glória que não murcha. (1Pd 5,1-4)
Salmo ou Hino
O Senhor é o meu Pastor. Nada me falta. Em verdes pastagens me faz repousar; para fontes tranquilas me conduz. Embora eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei. Diante de mim preparas a mesa, à frente dos meus opressores; unges minha cabeça, e minha taça transborda. Sim, felicidade e amor me acompanham todos os dias da minha vida. (Sl 23,1-6)
Evangelho do dia
Naquela hora, Jesus chegou à região de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» Eles responderam: «Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos Profetas.» Então Jesus lhes perguntou: «E vocês, quem dizem que Eu sou?» Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.» Jesus disse: «Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no Céu. Por isso Eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no Céu, e o que você desligar na terra será desligado no Céu.» (Mt 16,13-19)
Vivendo a Palavra
Não é um ser humano que nos revela, é o nosso Pai que está no Céu! Assim é nossa fé. Ela não nasce de raciocínios lógicos nem é ensinada por professores acadêmicos. A Fé é um dom do Pai Misericordioso – uma sementinha colocada em nosso coração – que devemos identificar com gratidão, acolher com carinho, cultivar com orações e vigílias e partilhar generosamente com os companheiros do Caminho.
Oração Final
Pai amantíssimo, que és a Fonte do Amor e da Compaixão, fortalece a nossa Fé e nos dá sabedoria e coragem para proclamar ao mundo, como Pedro o fez cheio de inspiração, que Jesus de Nazaré é o Cristo, teu Filho que se tornou nosso Irmão, passou pelo mundo fazendo o Bem, foi condenado pelos homens, morreu pregado numa cruz e, ressuscitado, reina contigo, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.