meu dia em oração
Cátedra de São Pedro, apóstolo
A leitura e o salmo de hoje usam a forte imagem da árvore plantada à beira d’água para mostrar a força dos que ouviam e viviam a Lei do Senhor. Felizes somos nós, da Nova Aliança, que temos em Jesus de Nazaré a Palavra Viva do Pai Misericordioso.
1ª Leitura
Faço uma admoestação aos presbíteros que estão entre vocês, eu que sou presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que vai ser revelada: cuidem do rebanho de Deus que lhes foi confiado, não por imposição, mas de livre e espontânea vontade, como Deus o quer; não por causa de lucro sujo, mas com generosidade; não como donos daqueles que lhes foram confiados, mas como modelos para o rebanho. Desse modo, quando aparecer o supremo Pastor, vocês receberão a coroa de glória que não murcha. (1Pe 5,1-4)
Salmo ou Hino
O Senhor é o meu pastor. Nada me falta. Em verdes pastagens me faz repousar; para fontes tranquilas me conduz, e restaura minhas forças. Ele me guia por bons caminhos, por causa do seu nome. Embora eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei, pois junto a mim estás; teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo. Diante de mim preparas a mesa, à frente dos meus opressores; unges minha cabeça com óleo, e minha taça transborda. Sim, felicidade e amor me acompanham todos os dias da minha vida. Minha morada é a casa do Senhor, por dias sem fim. (Sl 23)
Evangelho do dia
Jesus chegou à região de Cesareia de Filipe, e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» Eles responderam: «Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas.» Então Jesus perguntou-lhes: «E vocês, quem dizem que eu sou?» Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.» Jesus disse: «Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu.» (Mt 16,13-19)
Vivendo a Palavra
O testemunho de Pedro mostra que o reconhecimento do Cristo, o ungido de Deus, em Jesus de Nazaré não é obra da carne ou do sangue, mas do Espírito Santo. Estes versículos de Mateus são fundamentais para a compreensão de que a origem e a missão da nossa Igreja são a vontade e um mandato do Pai, que é cheio de misericórdia.
Oração Final
Pai Santo, nós damos graças pela Igreja que teu Filho nos legou. Pedimos a tua bênção para que sejamos uma comunidade disposta a servir, aberta ao diálogo, corajosa no anúncio do teu Reino e pronta para partilhar a vida com os que estiverem próximos. Por Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.