meu dia em oração
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois Ele fez maravilhas
Paulo e Barnabé estavam em Antioquia da Psídia. Pela segunda vez Paulo fala ao povo. A decisão de que, diante da recusa do seu povo, o anuncio de Jesus de Nazaré seria feito aos gentios, enche de ódio e ciúme os judeus, que tramam traição e perseguições.
1ª Leitura
No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a Palavra de Deus. Quando os judeus viram aquela multidão, ficaram cheios de inveja e com blasfêmias se opunham ao que Paulo dizia. Então, com mais coragem ainda, Paulo e Barnabé declaram: «Era preciso anunciar a palavra de Deus, em primeiro lugar para vocês, que são judeus. Porém, como vocês a rejeitam e não se julgam dignos da Vida Eterna, saibam que nós vamos dedicar-nos aos pagãos. Porque é esta a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu coloquei você como luz para as nações, para que leve a Salvação até aos extremos da terra’.» Os pagãos ficaram muito contentes quando ouviram isso, e começaram a elogiar a palavra do Senhor. E todos os que estavam destinados à Vida Eterna abraçaram a fé. Desse modo, a palavra do Senhor se espalhava por toda a região. No entanto, os judeus instigaram algumas senhoras ricas e piedosas, e também os líderes da cidade; e provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e os expulsaram do seu território. Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés e foram para a cidade de Icônio. Os discípulos, porém, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. (At 13,44-52)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois Ele fez maravilhas: sua direita e seu braço santo Lhe deram a vitória. O Senhor fez conhecer sua vitória, revelou sua justiça às nações. Lembrou-se do seu amor e fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra contemplaram a vitória do nosso Deus. Terra inteira, aclame ao Senhor e dê gritos de alegria! Aleluia, aleluia, aleluia! (Sl 98,1-4)
Evangelho do dia
Jesus continuou seu ensinamento: «Se vocês Me conhecem, conhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês O conhecem e já O viram.» Filipe disse a Jesus: «Senhor, mostra-nos o Pai e isso basta para nós.» Jesus respondeu: «Faz tanto tempo que estou no meio de vocês, e você ainda não Me conhece, Filipe? Quem Me viu, viu o Pai. Como é que você diz: ‘Mostra-nos o Pai’? Você não acredita que Eu estou no Pai, e que o Pai está em Mim? As palavras que digo a vocês, não as digo por Mim mesmo, mas o Pai que permanece em Mim, Ele é que realiza suas obras. Acreditem em Mim: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditem nisso, ao menos por causa destas obras. Eu garanto a vocês: quem acredita em Mim, fará as obras que Eu faço, e fará maiores do que estas, porque Eu vou para o Pai. O que vocês pedirem em meu Nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se vocês pedirem qualquer coisa em meu Nome, Eu o farei.» (Jo 14,7-14)
Vivendo a Palavra
Quem Me viu, viu o Pai, diz Jesus. Deus quis aproximar-Se de nós até Se tornar humano. O Reino já está dentro de nós – em mim e em todos os irmãos! Mas nós teimamos em colocá-lo bem distante, lá no alto ou no futuro, mas sempre inacessível. É mais cômodo assim, pois aceitar o Reino anunciado pelo Cristo Jesus nos compromete pessoalmente com os irmãos, com a natureza e com o próprio Senhor da Vida.
Oração Final
Pai Santo, ilumina a nossa visão para que possamos discernir os sinais do teu Reino de Amor na viagem encantada que fazemos pelo planeta que nos emprestas para ser cuidado, desfrutado e partilhado entre todos os irmãos. E ensina-nos a gratidão, amado Pai, especialmente pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez um de nós e, ressuscitado, contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.