meu dia em oração
Cantem para o Senhor um cântico novo
O texto do Apocalipse interpreta a difícil situação histórica do povo judeu, para consolar e animar os cristãos. Era o tempo da perseguição de Domiciano, o Imperador romano. O autor dirige o olhar para a salvação que já irrompera com o Cristo e que o Pai realiza na história.
1ª Leitura
Eu vi no céu outro sinal grande e maravilhoso: havia sete Anjos prontos com sete pragas. Estas eram as últimas pragas, pois com elas o furor de Deus ficará consumado. Vi também como que um mar de vidro misturado com fogo. Sobre esse mar, estavam de pé todos aqueles que venceram a Besta, a imagem dela e o número do nome da Besta. Os vencedores seguravam as harpas de Deus e entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: «Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-poderoso! Teus caminhos são justos e verdadeiros, Rei das nações! Quem não temeria, Senhor, e não glorificaria o teu nome? Sim! Só Tu és santo! Todas as nações virão ajoelhar-se diante de Ti, porque tuas justas decisões se tornaram manifestas!» (Ap 15,1-4)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois ele fez maravilhas: sua direita e seu braço santo lhe deram a vitória. O Senhor revelou sua justiça às nações. Lembrou-se do seu amor em favor de Israel. Os confins da terra contemplaram a vitória do nosso Deus. Batam palmas, pois Ele vem para governar a terra. Ele governará o mundo com justiça e os povos com retidão. (Sl 98,1-3.7-9)
Evangelho do dia
Jesus continuou falando aos seus discípulos: «Mas, antes que essas coisas aconteçam, vocês serão presos e perseguidos; entregarão vocês às sinagogas, e serão lançados na prisão; serão levados diante de reis e governadores, por causa do meu nome. Isso acontecerá para que vocês deem testemunho. Portanto, tirem da cabeça a ideia de que vocês devem planejar com antecedência a própria defesa; porque Eu lhes darei palavras de sabedoria, de tal modo que nenhum dos inimigos poderá resistir ou rebater vocês. E vocês serão entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vocês. Vocês serão odiados por todos, por causa do meu nome. Mas não perderão um só fio de cabelo. É permanecendo firmes que vocês irão ganhar a Vida!» (Lc 21,12-19)
Vivendo a Palavra
Viver segundo os critérios do Reino de Deus – o Amor, a Justiça e a Paz – provoca, a princípio, estranheza; depois, o ódio do mundo. A perseguição começa com a marginalização e a indiferença, logo acompanhadas pela violência. O cristão, no entanto, entrega-se ao Senhor e descansa, desarmado e confiante, nos braços misericordiosos do Pai.
Oração Final
Pai Santo, nós sabemos que a missão de anunciar o teu Reino não depende de nossos títulos acadêmicos e nem da pretensiosa cultura mundana, mas do testemunho de vida e da nossa entrega confiante à tua inspiração. Livra-nos da tentação de nos colocarmos como mestres e nos mantém sempre seguindo com humildade o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.