meu dia em oração
Busquem a Deus e vocês terão coragem!
A acusação de Jeremias desagrada aos sacerdotes e profetas, que incitam os chefes do povo a condená-lo à morte. O Profeta não recua, confirma a profecia e diz mais: sua morte seria outro crime cometido contra um inocente. Mas o Senhor ainda salva Jeremias.
1ª Leitura
Então os sacerdotes e os profetas disseram aos chefes e a todo o povo: «Este homem deve ser condenado à morte, pois profetizou contra esta cidade, conforme vocês mesmos ouviram». Jeremias respondeu aos chefes e a todo o povo: «Foi Javé quem me mandou profetizar, contra este Templo e contra esta cidade, tudo o que vocês ouviram. Agora, corrijam sua conduta e suas ações; obedeçam a Javé, o Deus de vocês, e Javé desistirá das ameaças que proferiu contra vocês. Quanto a mim, eu estou na mão de vocês. Façam de mim o que acharem melhor. Mas fiquem sabendo: se vocês me matarem, estarão jogando a culpa da morte de um inocente sobre vocês mesmos, sobre esta cidade e seus habitantes, pois foi de fato Javé quem me ordenou falar para vocês escutarem tudo isso». Os chefes e todo o povo disseram aos sacerdotes e profetas: «Esse homem não deve ser condenado à morte, pois foi em nome de Javé, o nosso Deus, que ele nos falou». Jeremias foi protegido por Aicam, filho de Safã, de modo que não foi entregue nas mãos do povo para ser morto. (Jr 26,11-16.24)
Salmo ou Hino
Quanto a mim, dirijo minha prece a ti! Senhor, liberta-me dos que me odeiam. Que a correnteza não me arraste, nem o lodo profundo me engula. Quanto a mim, pobre e ferido, que tua salvação me proteja! Louvarei o nome de Deus e o engrandecerei com ação de graças. Que os pobres vejam e se alegrem. Busquem a Deus, e vocês terão coragem! (Sl 69.14-16.30-31.33-34)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Herodes, governador da Galileia, ouviu falar da fama de Jesus. Disse então a seus oficiais: «Ele é João Batista, que ressuscitou dos mortos. É por isso que os poderes agem nesse homem.» De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, a mulher do seu irmão. Porque João dizia a Herodes: «Não é permitido você se casar com ela.» Herodes queria matar João, mas tinha medo da multidão, porque esta considerava João um profeta. Quando chegou o aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou a Herodes. Então Herodes prometeu com juramento que lhe daria tudo o que ela pedisse. Pressionada pela mãe, ela disse: «Dê-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista.» O rei ficou triste, mas por causa do juramento na frente dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela e mandou cortar a cabeça de João na prisão. Depois a cabeça foi levada num prato e entregue à moça, que a levou para a sua mãe. Os discípulos de João foram buscar o cadáver, e o enterraram. Depois foram contar a Jesus o que tinha acontecido. (Mt 14,1-12)
Vivendo a Palavra
As leituras de hoje falam da coragem de Jeremias e de João Batista. Virtude que precisamos exercer para anunciar nos nossos ambientes a Boa Notícia que o Cristo proclamou e nos delegou como missão: o tempo se cumpriu e o Reino do Céu está próximo. Melhor ainda: o Reino não virá com sinais exteriores, porque ele está dentro de nós!
Oração Final
Pai Santo, dá-nos coragem, como deste a Jeremias e João Batista, para que sejamos, neste mundo encantado que entregas a nós para ser cuidado, desfrutado e partilhado, mensageiros da Boa Notícia da chegada do teu Reino de Amor. Por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.