meu dia em oração
A blasfêmia contra o Espírito não será perdoada
A leitura do Segundo Livro de Samuel resume o profícuo reinado de Davi: quarenta anos – sete em Hebron e trinta e três em Jerusalém. Um tempo que ficou na história do povo de Deus e é lembrado com saudade e esperança de restauração pelos que lhe sucederam.
1ª Leitura
Todas as tribos de Israel foram encontrar-se com Davi em Hebron, e lhe propuseram: «Veja! Somos do mesmo sangue. Já antes, quando Saul era nosso rei, o verdadeiro comandante de Israel era você. E Javé lhe disse: ‘Você será o pastor do meu povo Israel. Você será o chefe de Israel’». Todos os anciãos de Israel foram visitar o rei em Hebron, e Davi fez um pacto com eles em Hebron, diante de Javé. E eles ungiram Davi como rei de Israel. Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos. Em Hebron, ele reinou sete anos e meio sobre Judá. Depois, em Jerusalém, reinou trinta e três anos sobre todo o Israel e sobre Judá. Davi marchou com seus homens sobre Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam o território. Os jebuseus disseram a Davi: «Não entre aqui, porque bastam os cegos e aleijados para o repelir». Era a maneira de dizer que Davi não entraria na cidade. Mas Davi conquistou a fortaleza de Sião, que ficou sendo a cidade de Davi. Davi ia crescendo em poder. E Javé, Deus dos exércitos, estava com ele. (2Sm 5,1-7.10)
Salmo ou Hino
Cantarei para sempre o amor do Senhor, anunciarei de geração em geração a tua fidelidade. Sobre as nuvens, quem é como Ele? Teu é o céu, e a terra pertence a ti, tu fundaste o mundo, e tudo o que nele existe. Quem viverá sem ver a morte? Onde está, Senhor, o antigo amor, que, por tua fidelidade, juraste a Davi? Seja bendito o Senhor para sempre! Amém! (Sl 89,20-22.25-26)
Evangelho do dia
Alguns doutores da Lei, que tinham ido de Jerusalém, diziam: «Ele está possuído por Belzebu»; e também: «É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios.» Então Jesus chamou as pessoas e falou com parábolas: «Como é que Satanás pode expulsar Satanás? Se um reino se divide em grupos que lutam entre si, esse reino acabará se destruindo; se uma família se divide em grupos que brigam entre si, essa família não poderá durar. Portanto, se Satanás se levanta e se divide em grupos que lutam entre si, ele não poderá sobreviver, mas também será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar suas coisas, se antes não amarrar o homem forte. Só depois poderá roubar a sua casa. Eu garanto a vocês: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem dito. Mas, quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, pois a culpa desse pecado dura para sempre.» Jesus falou isso porque estavam dizendo: «Ele está possuído por um espírito mau.» (Mc 3,22-30)
Vivendo a Palavra
O pecado contra o Espírito Santo consiste em negar-se a reconhecer o poder que atua por meio de Jesus, atribuindo a Satanás as obras que Ele realiza. Quando eu me volto contra o Espírito Santo, desqualificando-o como demoníaco, então não há como o Espírito entrar em mim, curar-me e me dar o seu perdão.
Oração Final
Pai Santo, não nos deixes cair nas tentações do ter, do poder e do prazer, mas livra-nos, acima de tudo, do mal – que é a desesperança, a negação da presença do Espírito Santo nas obras realizadas por Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.