meu dia em oração
Bendito seja o Nome do Senhor
O texto do Livro de Jó que ouviremos hoje nos convida a pensar. Por que Deus permite o sofrimento do justo? O Livro não responde diretamente a esta pergunta. Mas nos ajuda, pois indica o caminho como Jó, um homem íntegro, reto e justo, lidou com suas perdas e dores quando foi atingido por elas.
1ª Leitura
Certo dia, os anjos se apresentaram ao Senhor e, entre eles, foi também Satã. Então o Senhor perguntou a Satã: «De onde você vem?» Satã respondeu: «Fui dar uma volta pela terra». O Senhor lhe disse: «Você reparou no meu servo Jó? Na terra não existe nenhum outro como ele: é um homem íntegro e reto, que teme a Deus e evita o mal». Satã respondeu ao Senhor: «E é a troco de nada que Jó teme a Deus? Tu mesmo puseste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens. Abençoaste os trabalhos dele e seus rebanhos cobrem toda a região. Estende, porém, a mão e mexe no que ele possui. Garanto que ele te amaldiçoará na cara!» Então Senhor disse a Satã: «Pois bem! Faça o que você quiser com o que ele possui, mas não estenda a mão contra ele». E Satã saiu da presença de Senhor. Certo dia, os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam na casa do irmão mais velho. Um mensageiro chegou à casa de Jó e lhe disse: «Os bois estavam arando e as mulas pastando perto deles. Os sabeus caíram sobre eles, mataram os empregados a fio de espada e levaram o rebanho. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu». Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: «Caiu um raio do céu e queimou e consumiu suas ovelhas e pastores. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu». Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: «Um bando de caldeus, dividido em três grupos, caiu sobre os camelos e os levou embora, depois de matar os empregados a fio de espada. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu». Mal acabara de falar, quando chegou outro e disse: «Seus filhos e filhas estavam comendo e bebendo na casa do irmão mais velho, quando um furacão veio do deserto, atingindo a casa pelos quatro lados, e ela desabou sobre os jovens e os matou. Só eu escapei para lhe contar o que aconteceu». Então Jó se levantou, rasgou a roupa, rapou a cabeça, caiu por terra, e disse: «Nu eu saí do ventre de minha mãe, e nu para ele voltarei. O Senhor me deu tudo e o Senhor tudo me tirou. Bendito seja o Nome do Senhor!» E, apesar de tudo, Jó não pecou e não acusou Deus de ter feito alguma coisa injusta. (Jó 1,6-22)
Salmo ou Hino
Escuta, Senhor, atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha súplica, que não sai de lábios mentirosos. Que minha sentença provenha de tua Face, teus olhos vejam onde está a retidão. Ainda que me sondes o coração, e de noite o examines; ainda que me proves com o fogo, malícia nenhuma encontrarás em mim. Minha boca não transgrediu. Eu clamo a Ti, porque me respondes, ó Deus! Inclina o teu ouvido, ouve a minha palavra, manifesta a maravilha do teu Amor, Tu que dos agressores salvas a quem se refugia à tua direita. (Sl 17,1-3.6-7)
Evangelho do dia
Houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de Si, e disse a eles: «Quem receber esta criança em meu Nome, estará recebendo a Mim. E quem Me receber, estará recebendo Aquele que Me enviou. Pois, aquele que é o menor entre vocês, esse é o maior.» João disse a Jesus: «Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu Nome. Mas nós lhe proibimos, porque ele não anda conosco». Jesus lhe disse: «Não lhe proíbam. Pois, quem não está contra vocês, está a favor de vocês.» (Lc 9,46-50)
Vivendo a Palavra
O herdeiro do Reino dos Céus será como uma criança: terá a sua simplicidade, o brilho nos olhos, a confiança sem medidas no Pai Misericordioso e, mais do que tudo, estará aberto aos irmãos, isento de preconceitos e sem julgar os companheiros de caminhada por este mundo encantado que nos é emprestado apenas para cuidado, usufruto, deleite e partilha.
Oração Final
Pai amantíssimo, ajuda-nos a vencer as nossas paixões, o comodismo e a covardia. Assim seremos capazes de vender tudo o que pensamos possuir, para adquirir o tesouro que sabemos já estar dentro de nós (embora ainda por ser conquistado) – o teu Reino de Amor. Esse tesouro, que nem as traças e nem a ferrugem são capazes de corromper, foi-nos revelado pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.