meu dia em oração
Batismo do Senhor: «Este é o meu Filho amado!»
Vejam o meu Servo, a quem Eu sustento: Ele é o meu escolhido, nele tenho o meu agrado. Eu coloquei sobre Ele o meu Espírito, para que promova o direito entre as nações. Ele não gritará nem clamará, nem fará ouvir a voz na praça. Não quebrará a cana que já está rachada, nem apagará o pavio que está para se apagar. Promoverá fielmente o Direito; não desanimará, nem Se abaterá, até implantar o Direito na terra e a Lei que as ilhas esperam. «Eu, o Senhor, chamei Você para a justiça, tomei-O pela mão e Lhe dei forma, e O coloquei como aliança de um povo e Luz para as nações. Para Você abrir os olhos dos cegos, para tirar os presos da cadeia, e do cárcere os que vivem no escuro.» (Is 42,1-4.6-7)
1ª Leitura
Pedro então começou a falar: «De fato, estou compreendendo que Deus não faz diferença entre as pessoas. Pelo contrário, Ele aceita quem O teme e pratica a justiça, seja qual for a nação a que pertença. Deus enviou sua Palavra aos israelitas, e lhes anunciou a Boa Notícia da paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. Vocês sabem o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João. Eu me refiro a Jesus de Nazaré: Deus O ungiu com o Espírito Santo e com poder. E Jesus andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os que estavam dominados pelo diabo; porque Deus estava com Jesus. (At 10,34-38)
Salmo ou Hino
Filhos de Deus, aclamem ao Senhor. Aclamem a glória do seu Nome, adorem ao Senhor no seu átrio sagrado! O Deus da glória troveja sobre as águas torrenciais. A voz do Senhor com poder, no esplendor! E no seu Templo, um só grito: «Glória!» O Senhor Se assenta sobre o dilúvio. O Senhor assentou-Se. É rei para sempre! (Sl 29,1a.2-4.9b-10)
Evangelho do dia
Jesus foi da Galileia para o rio Jordão, a fim de Se encontrar com João, e ser batizado por ele. Mas João procurava impedi-lo, dizendo: «Sou eu que devo ser batizado por Ti, e Tu vens a mim?» Jesus, porém, lhe respondeu: «Por enquanto deixe como está! Porque devemos cumprir toda a Justiça.» E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre Ele. E do Céu veio uma voz, dizendo: «Este é o meu Filho amado, que muito Me agrada.» (Mt 3,13-17)
Vivendo a Palavra
Jesus de Nazaré procura João para cumprir a Lei do seu povo. Mas o Pai se manifesta a Ele e O envia para a Missão. Ele viu, então, o Espírito descer como pomba e ouviu a voz do Pai. O crescimento do Mestre nos induz a caminhar com Ele, para que um dia também nós ouçamos do Pai: «Este é o meu Filho amado, que muito me agrada.»
Oração Final
Pai Santo, que na encarnação do teu Verbo Libertador quiseste mostrar o valor do ser humano – que nasce criança e cresce em estatura, sabedoria e graça diante de Ti e dos irmãos –, dá-nos grandeza d’alma e um coração compassivo para seguir os passos do Cristo Jesus, teu Filho que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.