meu dia em oração
Batismo de Jesus: Tu és o meu Filho amado
Vejam o meu Servo, a quem Eu sustento: Ele é o meu escolhido, nele tenho o meu agrado. Eu coloquei sobre Ele o meu espírito, para que promova o Direito entre as nações. Ele não gritará nem clamará, nem fará ouvir a sua voz na praça. Não quebrará a cana que já está rachada, nem apagará o pavio que ainda fumega. Promoverá fielmente o Direito; não desanimará, nem Se abaterá, até implantar o Direito na terra e a Lei que as ilhas esperam. «Eu, o Senhor, chamei você para a Justiça, tomei-O pela mão, e Lhe dei forma, e O coloquei como Aliança de um povo e Luz para as nações. Para Você abrir os olhos dos cegos, para tirar os presos da cadeia, e do cárcere os que vivem no escuro. (Is 42,1-4.6-7)
1ª Leitura
Pedro então começou a falar: «De fato, estou compreendendo que
Deus não faz diferença entre as pessoas. Pelo contrário, Ele
aceita quem O teme e pratica a Justiça, seja qual for a nação a que pertença. Deus enviou sua Palavra aos israelitas, e lhes anunciou a Boa Notícia da Paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. Vocês sabem o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João. Eu me refiro a Jesus de Nazaré: Deus O ungiu com o Espírito Santo e com Poder. E Jesus andou por toda parte, fazendo o Bem e curando todos os que estavam dominados pelo diabo; porque Deus estava com Jesus.» (At 10,34-38)
Salmo ou Hino
Filhos de Deus, aclamem a Glória e o Poder do Senhor. Aclamem a glória do Nome do Senhor, adorem ao Senhor no seu átrio sagrado! A voz do Senhor sobre as águas, o Deus da glória troveja sobre as águas torrenciais. A voz do Senhor com poder, a voz do Senhor no esplendor! E no seu Templo, um só grito: «Glória!» O Senhor se assenta sobre o dilúvio. O Senhor assentou-se. É rei para sempre! (Sl 29,1-4.9b-10)
Evangelho do dia
Naquele tempo, João estava pregando: «Depois de mim, vai chegar Alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno sequer de me abaixar para desamarrar as suas sandálias. Eu batizei vocês com água, mas Ele batizará vocês com o Espírito Santo.» Nesses dias, Jesus chegou de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. Logo que Jesus saiu da água, viu o Céu se rasgando, e o Espírito, como Pomba, desceu sobre Ele. E do Céu veio uma Voz: «Tu és o meu Filho amado; em Ti encontro o meu agrado.» (Mc 1,7-11)
Vivendo a Palavra
Jesus cumpre a Lei Mosaica. Faz-se batizar por João – era o batismo de água, prescrito na Lei e na tradição. Mas o Pai vai além: batiza-O no Espírito. Estava, assim, cumprido o Primeiro Testamento e inaugurado o Segundo – a Nova e Eterna Aliança selada pelo Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo.
Oração Final
Pai amado, cantaremos a Ti um canto novo! Hoje, quando pensamos no batismo de Jesus de Nazaré, faze-nos conscientes do nosso próprio Batismo. Que, além da gratidão por sermos acolhidos na Comunidade-Igreja de teu Filho, tenhamos a consciência do compromisso que o Sacramento representa: sermos solidários e fraternos com tuas criaturas que vivem nesta terra: a Natureza e a Humanidade. Pelo mesmo Jesus, o Cristo teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.