meu dia em oração
«Avance para águas mais profundas.»
Esta Carta deve ser lida considerando que a comunidade de Colossos se confrontava com muitas doutrinas errôneas e adversas, que colocavam a salvação condicionada a práticas rituais especiais e não ao Messias, o Cristo Jesus, Filho do Deus Criador.
Salmo ou Hino
O Senhor fez conhecer sua vitória, revelou sua justiça às nações. Lembrou-se do seu amor e fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra contemplaram a vitória do nosso Deus. Terra inteira, aclame ao Senhor e dê gritos de alegria! Toquem para Ele com a harpa e o som dos instrumentos. Com trombetas e o som da corneta, aclamem ao Senhor e Rei! (Sl 98,2-6)
1ª Leitura
Por essa razão, desde que ficamos sabendo disso, rezamos continuamente por vocês. Pedimos que Deus lhes conceda pleno conhecimento de sua vontade, com toda a sabedoria e discernimento que vêm do Espírito. Desse modo, vocês viverão uma vida digna do Senhor, fazendo tudo o que ele aprova: darão fruto em toda atividade boa e crescerão no conhecimento de Deus, fortalecidos em todos os sentidos pelo poder de sua glória. Assim vocês terão perseverança e paciência a toda prova. Com alegria, deem graças ao Pai, que permitiu a vocês participarem da herança dos cristãos, na luz. Deus Pai nos arrancou do poder das trevas e nos transferiu para o Reino do seu Filho amado, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. (Cl 1,9-14)
Evangelho do dia
Certo dia, Jesus estava na margem do lago de Genesaré. A multidão se apertava ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago; os pescadores haviam desembarcado, e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: «Avance para águas mais profundas, e lancem as redes para a pesca.» Simão respondeu: «Mestre, tentamos a noite inteira, e não pescamos nada. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes.» Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se arrebentavam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que fossem ajudá-los. Eles foram, e encheram as duas barcas, ao ponto de quase afundarem. Ao ver isso, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: «Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!» É que o espanto tinha tomado conta de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Mas Jesus disse a Simão: «Não tenha medo! De hoje em diante você será pescador de homens.» Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo, e seguiram a Jesus. (Lc 5,1-11)
Vivendo a Palavra
Pescaram a noite toda e não conseguiram nada… Estavam confiantes na própria experiência de pescadores. Mas agora, atendendo à ordem do Mestre, lançariam novamente. E a colheita milagrosa aconteceu. Uma boa reflexão para nós: em quem confiamos para a nossa missão? Na nossa competência, ou no poder do Espírito Santo que habita em nós?
Oração Final
Pai Santo, mantém-nos sempre conscientes de que tudo que temos e somos é dom do teu Amor. Livra-nos da presunção do nosso saber, da nossa cultura, ou do nosso mérito pessoal. Que nos lancemos ao anúncio do teu Reino de Amor aos irmãos, confiantes apenas na tua Palavra. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.