meu dia em oração
Aumenta a nossa fé!
Saboreamos o Livro da Sabedoria, que diz: ‘O Espírito do Senhor enche o universo, dá consistência a todas as coisas’. A Sabedoria procura o coração que pratica o bem. Cheios do Espírito, procuremos a sinceridade do coração, a honestidade e a justiça.
1ª Leitura
Amem a justiça, vocês que governam a terra. Pensem corretamente no Senhor e o procurem de coração sincero. Pois ele se deixa encontrar por aqueles que não o tentam, e se manifesta para aqueles que não recusam acreditar nele. Os pensamentos tortuosos separam de Deus, e o poder dele, posto à prova, confunde os insensatos. A sabedoria não entra na alma que pratica o mal, nem habita num corpo que é escravo do pecado. O espírito santo, que educa, foge da fraude, afasta-se dos pensamentos insensatos, e é expulso quando sobrevém a injustiça. A sabedoria é um espírito amigo dos homens, mas não deixa impune quem blasfema com os lábios, porque Deus é testemunha de seus sentimentos, observa de fato a sua consciência e ouve as palavras de sua boca. O espírito do Senhor enche o universo, dá consistência a todas as coisas e tem conhecimento de tudo o que se diz. (Sb 1,1-7)
Salmo ou Hino
Senhor, tu me sondas e me conheces. Tu conheces o meu sentar e de longe penetras o meu pensamento. A palavra ainda não me chegou à língua, e tu, Senhor, a conheces inteira. Para onde irei, longe do teu sopro? Para onde fugirei, longe da tua presença? Se subo ao céu, tu aí estás. Se me deito no abismo, aí te encontro. Conduze-me pelo caminho eterno. (Sl 139,1-10.24b)
Evangelho do dia
Jesus disse a seus discípulos: «É inevitável que aconteçam escândalos, mas, ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. Prestem atenção! Se o seu irmão peca contra você, chame a atenção dele. Se ele se arrepender, perdoe. Se ele pecar contra você sete vezes num só dia, e sete vezes vier a você, dizendo: ‘Estou arrependido’, você deve perdoá-lo.» Os apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé!» O Senhor respondeu: «Se vocês tivessem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se daí, e plante-se no mar’. E ela obedeceria a vocês.» (Lc 17,1-6)
Vivendo a Palavra
Jesus ensina a correção fraterna. Tudo parte da consciência dos nossos limites e da nossa fragilidade diante das seduções do mundo. E a ajuda ao irmão em dificuldade passa pela delicadeza, pela discrição, pelo respeito à liberdade de filhos muito amados do Pai Misericordioso, que somos todos nós.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos uma fé capaz de arrancar o egoísmo do nosso coração para que, juntos com os companheiros de caminhada, nós construamos, já nesta terra, os sinais do teu Reino de Amor. E firma a nossa esperança de recebermos um dia o teu abraço pleno de Misericórdia. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.