meu dia em oração
Assunção de Nossa Senhora: Ave Maria!
Apareceu no céu grande sinal: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés, e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida. Apareceu, outro sinal: um Dragão. Que se colocou diante da Mulher que estava para dar à luz, pronto para lhe devorar o Filho. Nasceu o Filho da Mulher. Era menino. Nasceu para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e de seu trono. Ouvi, então, uma voz forte no céu, proclamando: «Agora realizou-se a salvação, o poder e a realeza do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo.» (Ap 11,19a;12,1-6a.10ab)
Salmo ou Hino
De pé, à sua direita, está a rainha, ornada com ouro de Ofir. Ouça, filha, veja e incline o seu ouvido: esqueça o seu povo e a casa de seu pai, pois o rei se apaixonou por sua beleza. Prostre-se na frente dele, pois é o seu senhor! Com júbilo e alegria a conduzem, e elas entram no palácio real. (Sl 45,10b-12ab.16)
1ª Leitura
Mas não! Cristo ressuscitou dos mortos como primeiro fruto dos que morreram. De fato, já que a morte veio através de um homem, também por um homem vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos receberão a vida. Cada um, porém, na sua própria ordem: Cristo como primeiro fruto; depois, aqueles que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. A seguir, chegará o fim, quando Cristo entregar o Reino a Deus Pai, depois de ter destruído todo principado, toda autoridade, todo poder. Pois é preciso que ele reine, até que tenha posto todos os seus inimigos debaixo dos seus pés. O último inimigo a ser destruído será a morte, pois Deus tudo colocou debaixo dos pés de Cristo. (1Cor 15,20-27a)
Evangelho do dia
Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: «Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.» Então Maria disse: «Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu nome é santo, e sua misericórdia chega aos que o temem, de geração em geração. Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias. Socorre Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais – em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.» Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou para casa. (Lc 1,39-56)
Vivendo a Palavra
Neste dia em que proclamamos a nossa certeza de que ela nos precede no Reino do Pai, lembramos as lições de nossa Mãe Maria: ela confiou na promessa do Senhor; conservou-se humilde, disponível, generosa e se doou no cuidado dos irmãos. Maria é o melhor modelo Cristão, verdadeira seguidora do seu Divino Filho.
Oração Final
Pai Santo, nós te louvamos e agradecemos por nos teres dado Maria, a Mãe de Jesus, também como nossa Mãe. E te pedimos, Pai Amado, sabedoria e força para seguirmos seu exemplo de vida, fiéis ao Caminho, Verdade e Vida – o Cristo, feito carne em Jesus de Nazaré, que contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.