meu dia em oração
Ascensão do Senhor: que o Pai lhes dê um Espírito de Sabedoria
No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo que Jesus começou a fazer e ensinar, desde o princípio, até o dia em que foi levado para o Céu. Antes disso, Ele deu instruções aos Apóstolos que escolhera, movido pelo Espírito Santo. Foi aos Apóstolos que Jesus, com numerosas provas, mostrou-Se Vivo depois da sua paixão: durante quarenta dias apareceu a eles, e lhes falou do Reino de Deus. Estando com os Apóstolos numa refeição, Jesus deu-lhes esta ordem: «Não se afastem de Jerusalém. Esperem que se realize a Promessa do Pai, da qual vocês ouviram falar: ‘João batizou com água; vocês, porém, dentro de poucos dias, serão batizados com o Espírito Santo’.» Então, os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino para Israel?» Jesus respondeu: «Não cabe a vocês saber os tempos e as datas que o Pai reservou à sua própria Autoridade. Mas o Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberão Força para serem as minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os extremos da terra.» Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao Céu à vista deles. E quando uma nuvem O cobriu, eles não puderam vê-Lo mais. Os Apóstolos continuavam a olhar para o céu, enquanto Jesus ia embora. Mas, de repente, dois Homens vestidos de branco apareceram a eles e disseram: «Homens da Galileia, por que vocês estão aí parados, olhando para o Céu? Esse Jesus que foi tirado de vocês e levado para o Céu, virá do mesmo modo com que vocês O viram partir para o Céu.» (At 1,1-11)
1ª Leitura
Povos todos, aclamem a Deus com gritos de alegria! Porque o Senhor Altíssimo é o grande Rei sobre toda a terra. Deus sobe por entre ovações, ao toque da trombeta. Toquem para o nosso Deus, toquem! Toquem para o nosso Rei, toquem! Porque Deus é o Rei de toda a terra: toquem com maestria! Deus reina sobre as nações, Deus se assenta em seu Trono Sagrado. (Sl 47,2-3.6-9)
Salmo ou Hino
Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a Quem pertence a Glória, lhes dê um Espírito de Sabedoria que lhes revele Deus, e faça que vocês O conheçam profundamente. Que lhes ilumine os olhos da mente, para que compreendam a Esperança para a qual Ele os chamou; para que entendam como é rica e gloriosa a herança destinada ao seu povo; e compreendam o grandioso poder com que Ele age em favor de nós que acreditamos, conforme a sua Força poderosa e eficaz. Ele A manifestou em Cristo, quando O ressuscitou dos mortos e O fez sentar-Se à sua Direita no Céu, muito acima de qualquer principado, autoridade, poder e soberania, e de qualquer outro nome que se possa nomear, não só no presente, mas também no futuro. De fato, Deus colocou tudo debaixo dos pés de Cristo e O colocou acima de todas as coisas, como Cabeça da Igreja, a qual é o seu Corpo, a plenitude daquele que plenifica tudo em todas as coisas. (Ef 1,17-23)
Evangelho do dia
Jesus conversava com seus Apóstolos e lhes disse naquele momento: «Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade. Quem acreditar e for batizado, será salvo. Quem não acreditar, será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que acreditarem são estes: expulsarão demônios em meu Nome, falarão novas línguas; se pegarem cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; quando colocarem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.» Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao Céu e Se sentou à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e, por meio dos sinais que os acompanhavam, provava que o ensinamento deles era verdadeiro. (Mc 16,15-20)
Vivendo a Palavra
Eis que a Hora Prometida havia sido atingida: cheios de confiança, os Apóstolos começam a anunciar por toda parte que o Reino de Deus já chegou – Ele está em nós e entre nós! E, como previsto pelos Profetas, sinais aconteciam, provando que o anúncio que faziam é verdadeiro. A mesma missão cabe hoje a nós: que o Espírito nos inspire e dê coragem, sabedoria e força para cumpri-la!
Oração Final
Pai, louvado sejas sempre por todos! Pedimos que o Reino de Amor que Tu colocas em nossos corações, transforme as relações existenciais – com nós mesmos, vencendo os instintos; com o próximo, vivendo como irmãos; e com a natureza, respeitando-a e a protegendo – de tal modo que o testemunho de vida, sobretudo quando silencioso, seja nosso jeito de anunciar ao mundo a Boa Notícia do Reino de Deus. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.