meu dia em oração
Ascensão do Senhor: Agora, enviarei Aquele que meu Pai prometeu
No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus começou a fazer e ensinar, desde o princípio, até o dia em que foi levado para o céu. Antes disso, Ele deu instruções aos apóstolos que escolhera, movido pelo Espírito Santo. Foi aos apóstolos que Jesus, com numerosas provas, se mostrou vivo depois da sua paixão; durante quarenta dias apareceu a eles e lhes falou do Reino de Deus. Estando com os apóstolos numa refeição, Jesus lhes deu esta ordem: «Não se afastem de Jerusalém. Esperem que se realize a promessa do Pai, da qual vocês ouviram falar: João batizou com água; vocês, porém, dentro de poucos dias, serão batizados com o Espírito Santo.» Então, os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?» Jesus respondeu: «Não cabe a vocês saber os tempos e as datas que o Pai reservou à sua própria autoridade. Mas o Espírito Santo descerá sobre vocês e dele receberão força para serem as minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os extremos da terra.» Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu à vista deles. E quando uma nuvem o cobriu, eles não puderam vê-lo mais. Os apóstolos continuavam a olhar para o céu, enquanto Jesus ia embora. Mas, de repente, dois homens vestidos de branco apareceram a eles e disseram: «Homens da Galileia, por que vocês estão aí parados, olhando para o céu? Esse Jesus que foi tirado de vocês e levado para o céu, virá do mesmo modo com que vocês O viram partir para o céu.» (At 1,1-11)
1ª Leitura
Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, lhes dê um espírito de sabedoria que lhes revele Deus, e faça que vocês O conheçam profundamente. Que lhes ilumine os olhos da mente, para que compreendam a esperança para a qual Ele os chamou; para que entendam como é rica e gloriosa a herança destinada ao seu povo; e compreendam o grandioso poder com que Ele age em favor de nós que acreditamos, conforme a sua força poderosa e eficaz. Ele a manifestou em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e O fez sentar-se à sua direita no Céu, muito acima de qualquer principado, autoridade, poder e soberania, e de qualquer outro nome que se possa nomear, não só no presente, mas também no futuro. De fato, Deus colocou tudo debaixo dos pés de Cristo e O colocou acima de todas as coisas, como Cabeça da Igreja, a qual é o seu Corpo, a plenitude daquele que plenifica tudo em todas as coisas. (Ef 1,17-23)
Salmo ou Hino
Povos todos, aclamem a Deus com alegria! Porque o Senhor Altíssimo é o grande rei sobre toda a terra. Escolheu para nós uma herança, o orgulho de Jacó, seu amado. Toquem para o nosso Deus! Deus é o rei de toda a terra! Os príncipes dos povos se aliam com o povo do Deus de Abraão, porque os grandes da terra pertencem a Deus, e Ele subiu ao lugar mais alto. (Sl 47,2-3.6-9)
Evangelho do dia
E Jesus continuou ensinando a seus discípulos: «Assim está escrito: ‘O Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, e no seu Nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. E vocês são testemunhas disso. Agora Eu lhes enviarei Aquele que meu Pai prometeu. Por isso, fiquem esperando na cidade, até que vocês sejam revestidos da força do alto.» Então Jesus levou os discípulos para fora da cidade, até Betânia. Aí, ergueu as mãos e os abençoou. Enquanto os abençoava, afastou-se deles, e foi levado para o céu. Eles O adoraram, e depois voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus. (Lc 24,46-53)
Vivendo a Palavra
Chega a hora em que Jesus dá por cumprida a sua missão na terra. Ele se afasta, mas permanece presente nos irmãos – em todos os irmãos! – sem discriminações, sem privilégios, simplesmente pela gratuidade do Amor. E, de maneira especial, Ele faz sua morada em nós quando, recebendo o pão Eucarístico, nos tornamos o seu Corpo, dado para salvar os homens e para manifestar a glória do Pai Misericordioso.
Oração Final
Pai Santo, envia o teu Espírito! Que Ele nos faça testemunhas da tua Presença Misericordiosa neste mundo e em cada um de nós. Faze-nos seguidores fieis do Cristo, o teu Filho Unigênito que se fez humano em Jesus de Nazaré – Ele que viveu e nos ensinou o Mandamento do Amor. Faze-nos fraternos para os companheiros da caminhada, nós Te pedimos pelo mesmo Jesus, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.