meu dia em oração
As veredas do Senhor são todas Amor e Verdade.
A profecia de Malaquias descreve, com grande nitidez, o tempo messiânico e a chegada do ‘Mensageiro da Aliança’. «Eu mandarei a vocês o profeta Elias, antes que venha o grandioso e terrível Dia do Senhor.» O Profeta fala, aqui, do precursor, concretizado na pessoa de João Batista, cujo nascimento está narrado no Evangelho de Lucas que ouviremos em seguida.
1ª Leitura
Vejam! Estou mandando o meu mensageiro para preparar o caminho à minha frente. De repente, vai chegar ao seu Templo o Senhor que vocês procuram, o Mensageiro da Aliança que vocês desejam. Olhem! Ele vem! – diz o Senhor dos exércitos. Quem poderá suportar o dia de sua vinda? Quem poderá ficar em pé quando Ele aparecer? Pois Ele é como o fogo do fundidor, é como o sabão das lavadeiras. Ele vai sentar-se como aquele que refina a prata: vai refinar e purificar os filhos de Levi, como ouro e prata, para que possam apresentar ao Senhor uma oferta que seja de acordo com a Justiça. Então, como nos tempos antigos, como nos anos passados, a oferta de Judá e Jerusalém será agradável ao Senhor. Vejam! Eu mandarei a vocês o profeta Elias, antes que venha o grandioso e terrível Dia do Senhor. Ele há de fazer que o coração dos pais voltem para os filhos e o coração dos filhos para os pais; e assim, quando Eu vier, não condenarei o país à destruição total. (Ml 3,1-4.23-24)
Salmo ou Hino
A Ti, Senhor, elevo a minha alma. Mostra-me os teus Caminhos. Guia-me com tua Verdade. Senhor, lembra-Te da tua Compaixão e do teu Amor, que existem desde sempre. As veredas do Senhor são todas Amor e Verdade. O segredo do Senhor se revela para aqueles que O temem, e Ele lhes dá a conhecer a sua Aliança. Volta-Te para mim, tem piedade de mim. Alivia as angústias do meu coração, tira-me das minhas aflições. Guarda-me a Vida! Liberta-me! Que a integridade e retidão me preservem, pois em Ti espero, Senhor! Ó Deus, resgata Israel de todas as suas angústias! (Sl 25,4-5b.8-10.14)
Evangelho do dia
O tempo de gravidez de Isabel terminou, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido bom para Isabel, e se alegraram com ela. No oitavo dia, foram envolver o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: «Não! Ele vai se chamar João.» Os outros disseram: «Você não tem nenhum parente com esse nome!» Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: «O nome dele é João.» E todos ficaram admirados. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judeia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: «O que será que esse menino vai ser?» De fato, a mão do Senhor estava com ele. (Lc 1,57-66)
Vivendo a Palavra
Nós não podemos olhar diretamente para o sol, mas sentimos a sua presença vendo a terra iluminada. Também não podemos ver diretamente a Glória de Deus. Mas podemos senti-La, envolvendo nossa mãezinha, Maria de Nazaré. Também João Batista nos faz lembrar esta realidade. Ele mesmo declara que não é a Luz, mas anuncia, com a sua presença, a Luz que vem do Pai com poder sobre as trevas: Jesus Cristo.
Oração Final
Pai amado, nós temos a certeza de teu Amor e a Ti elevamos as nossas mãos confiantes. Permite que contemplemos, sem pressa, a tua presença carinhosa na vida de João. Ajuda-nos a descobrir, através dela, o teu cuidado na construção da história de cada um dos teus filhos. E nos ensina, amado Pai, como ser agradecidos! Por Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.