meu dia em oração
Aprendam de mim que sou manso e humilde de coração
Isaías profetiza: o Senhor é capaz de acordar até os que adormecem no pó e da terra dos mortos fará brotar a vida. O justo, no íntimo do seu espírito, suspira pelo nome do Senhor. Tudo que ele faz é o Senhor que realiza. Sem o Senhor, a nossa obra é vã.
1ª Leitura
A vereda do justo é reta, tu aplainas a trilha do justo. Sim, Javé, na vereda de tuas sentenças esperamos em ti, a nossa alma suspira pelo teu nome e tua lembrança. Por ti suspira a minha alma a noite toda, no meu íntimo o meu espírito madruga por ti, pois sempre que tuas sentenças chegam à terra, os habitantes do mundo aprendem a justiça. Javé, tu nos governarás na paz, pois és tu quem realiza tudo o que fazemos. Javé, no aperto recorríamos a ti e gritávamos a ti no castigo com que nos corrigias. Como a mulher grávida na hora de dar à luz, contorcendo-se e gemendo nas dores do parto, assim nos encontrávamos, ó Javé, em tua presença. Nós engravidamos, chegamos às dores do parto, mas parimos vento. Não trouxemos salvação para o país, não nasceram novos habitantes para o mundo. Mas, os teus mortos hão de reviver e seus cadáveres se levantarão. Os que dormem no pó vão acordar e cantar, pois o teu orvalho é um orvalho de luz, e a terra das sombras dará à luz. (Is 26,7-9.12.16-19)
Salmo ou Hino
Tu, porém, Senhor, permaneces! Levanta-te, tenha pena de Sião. As nações temerão o teu nome. Quando o Senhor aparecer com a sua glória; quando se voltar para o indefeso, fique escrito para a geração futura, e um povo recriado louvará a Deus: O Senhor do céu contemplou a terra, para ouvir o gemido dos prisioneiros e libertar os condenados à morte; (Sl 102,13-21)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus continuou ensinando a seus discípulos: «Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.» (Mt 11,28-30)
Vivendo a Palavra
Uma explosão de carinho e consolo do Mestre. Se o nosso fardo está muito pesado, é certo que não é o fardo dos seguidores de Jesus. Como Ele, assim deve ser a Igreja: acolhedora dos que estão cansados e mestra na arte da mansidão e da humildade de coração, espalhando luz, amor e paz nesta vida.
Oração Final
Pai Santo, faze o nosso coração manso e humilde, como manso e humilde é o coração de teu Filho Unigênito. Que a tua Igreja, Pai querido, seja para o mundo fonte inesgotável de Justiça, Fraternidade e Paz, seguindo o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.