meu dia em oração
Aquele que perseverar até o fim será salvo
Há dias estamos acompanhando o profeta Oseias. Depois de denunciar Israel de idolatria e lembrar as consequências terríveis do seu abandono ao Senhor, o Homem de Deus acena hoje com as delícias do Reino Messiânico que o Senhor prepara para o povo penitente.
1ª Leitura
Israel, converta-se para seu Deus, pois você tropeçou na sua própria culpa. Preparem as palavras e convertam-se a Javé. Digam-lhe: «Perdoa toda a nossa culpa, aceita o que é bom, e te ofereceremos o fruto de nossos lábios. Não é a Assíria que nos salvará, não montaremos mais cavalos, jamais chamaremos novamente de nosso Deus a um objeto feito por nossas próprias mãos, pois é em ti, só junto de ti, que o órfão encontra compaixão». Eu vou curar a sua apostasia, vou amá-los de todo o coração, pois a minha ira se apartou deles. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como lírio e estenderá raízes como o cedro do Líbano. Seus galhos crescerão, seu esplendor será como da oliveira e seu perfume será como do cedro do Líbano. Voltarão a sentar-se à minha sombra, farão reviver o trigo, florescerão como videiras e serão famosos como o vinho do Líbano. Efraim, que tenho eu ainda a ver com os ídolos? Sou eu que tenho uma resposta e olho para você. Sou como cipreste frondoso: o fruto de você, é de mim que ele nasce. Quem é sábio, entenda essas coisas; quem é inteligente que as compreenda, porque os caminhos de Javé são retos; os justos caminham por eles e os maus neles tropeçam. (Os 14,2-10)
Salmo ou Hino
Tem piedade de mim, ó Deus! Apaga a minha culpa! Tu amas o coração sincero, e ensinas a sabedoria. Lava-me, e eu ficarei mais branco do que a neve. Cria em mim um coração puro, e renova um espírito firme. Não retires de mim teu espírito. Devolve-me o júbilo da tua salvação. Senhor, abre os meus lábios, e minha boca anunciará o teu louvor. (Sl 51,3-4.8-9.12-14.17)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: «Eis que eu envio vocês como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tenham cuidado com os homens, porque eles entregarão vocês aos tribunais e açoitarão vocês nas sinagogas deles. Vocês vão ser levados diante de governadores e reis, por minha causa, a fim de serem testemunhas para eles e para as nações. Quando entregarem vocês, não fiquem preocupados como ou com aquilo que vocês vão falar, porque, nessa hora, será sugerido a vocês o que vocês devem dizer. Com efeito, não serão vocês que irão falar, e sim o Espírito do Pai de vocês é quem falará através de vocês. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Vocês serão odiados de todos, por causa do meu nome. Mas, aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. Quando perseguirem vocês numa cidade, fujam para outra. Eu garanto que vocês não acabarão de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.» (Mt 10,16-23)
Vivendo a Palavra
Jesus adverte a seus discípulos que o anúncio do Reino do Céu é perigoso, pois ele não se conforma com as regras deste mundo. As forças ameaçadas reagirão com brutalidade. A segurança do missionário está na sua entrega confiante nas mãos do Senhor e não na ‘inteligência’ de seus discursos bem preparados ou na acomodação covarde de seus atos e atitudes.
Oração Final
Pai Santo, que o nosso entusiasmo na aceitação da proposta de viver o teu Reinado já neste mundo e a coragem de anunciá-lo aos companheiros que nos deste para caminhar pela vida afora nos identifiquem como verdadeiros seguidores do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.