meu dia em oração
Aquele que perseverar até o fim será salvo
Jacó/Israel atende ao Senhor e se transfere com seus bens e todo o clã para o Egito, onde encontra o filho José. Ali iria se tornar um povo numeroso. Mas a história nos remete para o futuro, quando esse povo será perseguido, até protagonizar a páscoa.
Salmo ou Hino
Confie no Senhor e pratique o bem, habite na terra e viva tranquilo. Evite o mal e pratique o bem, e você terá uma casa para sempre, porque o Senhor ama o direito e jamais abandona seus fiéis. A salvação dos justos vem do Senhor, que é fortaleza no tempo da angústia. O Senhor ajuda e liberta; vai salvá-los, porque os justos nele se abrigam. (Sl 37,3-4.18-19.27-28.39-40)
1ª Leitura
Israel partiu levando tudo o que possuía. Chegando a Bersabeia, ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaac. Aí, numa visão noturna, Deus disse a Israel: «Jacó! Jacó!» Ele respondeu: «Aqui estou». Deus continuou: «Eu sou El, o Deus de seu pai. Não tenha medo de descer ao Egito, porque lá farei de você uma grande nação. Eu descerei com você ao Egito e o farei voltar de lá. E José lhe fechará os olhos». Jacó partiu de Bersabeia, e os filhos de Israel fizeram seu pai Jacó, seus netos e suas mulheres subirem nos carros que o Faraó mandara para buscá-los. Tomaram seus rebanhos e tudo o que haviam adquirido na terra de Canaã, e foram para o Egito, Jacó e todos os seus descendentes com ele: filhos e netos, filhas e netas e todos os seus descendentes, ele os levou consigo para o Egito. Jacó enviou Judá na frente, para que ele se encontrasse com José e preparasse um lugar em Gessen. Quando eles estavam chegando a Gessen, José preparou o seu carro e foi ao encontro do seu pai Israel em Gessen. Ao vê-lo, abraçou-o e, ao beijá-lo, chorou. Israel disse a José: «Agora posso morrer, depois que vi você vivo em pessoa». (Gn 46,1-7.28-30)
Evangelho do dia
Instruções de Jesus aos Apóstolos: «Eis que eu envio vocês como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tenham cuidado com os homens, porque eles entregarão vocês aos tribunais e açoitarão vocês nas sinagogas deles. Vocês vão ser levados diante de governadores e reis por minha causa, a fim de serem testemunhas para eles e para as nações. Quando entregarem vocês, não fiquem preocupados como ou com aquilo que vocês vão falar, porque, nessa hora, será sugerido a vocês o que vocês devem dizer. Com efeito, não serão vocês que irão falar e sim o Espírito do Pai de vocês é quem falará através de vocês. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vocês serão odiados de todos, por causa do meu nome. Mas, aquele que perseverar até o fim, esse será salvo. Quando perseguirem vocês numa cidade, fujam para outra. Eu garanto que vocês não acabarão de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.» (Mt 10,16-23)
Vivendo a Palavra
Prudência e simplicidade devem ser os sinais do discípulo missionário do Reino de Deus. Prudência não se confunde com covardia ou comodismo e simplicidade significa ser testemunha do Reino falando da vida que vivemos e não da profunda filosofia ou da teologia que nós aprendemos. Foi assim que Jesus ensinou.
Oração Final
Pai Santo, que a nossa presença ‘incomode’ os seguidores do antirreino, menos por nossas palavras e mais pelo nosso jeito generoso e fraterno de conviver com os companheiros do caminho. Que nossa palavra seja simples e vivamos seguindo o Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.