meu dia em oração
Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna
A certeza de que possuíam a Vida Eterna levava os Apóstolos a desafiar as ordens dos poderosos do seu tempo. Eles podiam até matar os corpos, mas a fé lhes assegurava que ressuscitariam com Jesus de Nazaré, o Filho de Deus que as autoridades crucificaram.
1ª Leitura
Levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote disse: «Nós tínhamos proibido expressamente ensinar em nome de Jesus e, no entanto, vocês encheram Jerusalém com a doutrina de vocês. E querem nos tornar responsáveis pela morte desse homem!» Então Pedro e os outros apóstolos responderam: «É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens. O Deus de nossos antepassados ressuscitou a Jesus, que vocês mataram, suspendendo-o numa cruz. Mas Deus com a sua direita o exaltou, tornando-o Chefe supremo e Salvador, para dar ao povo a oportunidade de se arrepender e receber o perdão dos pecados. E nós somos testemunhas dessas coisas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem.» Enfurecidos por essas palavras, os conselheiros estavam decididos a matar os apóstolos. (At 5,27-33)
Salmo ou Hino
Vou bendizer ao Senhor. Este pobre gritou, o Senhor ouviu, e o salvou. Provem e vejam como o Senhor é bom: feliz o homem que nele se abriga. Os justos gritam, o Senhor escuta, e os liberta de todos os apertos. Ele está perto dos corações feridos, e salva os que estão desanimados. O justo sofre muitas desgraças, mas de todas elas o Senhor o liberta. (Sl 34,2.7a.9.17-20)
Evangelho do dia
Jesus continua falando a Nicodemos: «Aquele que vem do alto, está acima de todos. Quem é da terra, pertence à terra e fala como terrestre. Aquele que vem do céu, dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. E quem aceita o seu testemunho, comprova que Deus é verdadeiro. De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o Espírito sem medida. O Pai ama o Filho, e entregou tudo em sua mão. Aquele que acredita no Filho, possui a vida eterna. Quem rejeita o Filho nunca verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele.» (Jo 3,31-36)
Vivendo a Palavra
O texto nos ensina a centralidade da nossa fé no Mistério de Jesus de Nazaré. O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos. Acreditar no mistério não é apenas professá-lo em voz alta nas assembleias, mas testemunhar a fé pela vida em seguimento ao Caminho de Jesus.
Oração Final
Pai Santo, o mundo clama por testemunhas. Faze-nos, Pai amado, portadores da Boa Notícia de que o teu Reino está bem próximo – ele está dentro de nos! – para que o anunciemos com alegria a todos os que peregrinam ao nosso lado nesta volta que fazemos para o Lar Paterno. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.