meu dia em oração
Apresentação de Maria: a primeira seguidora de Jesus
No Magnificat – a oração de Maria que contemplamos no Salmo de hoje – ela própria se reconhece como parte da história da nossa salvação. Maravilhas estavam acontecendo com ela. A grande obra realizada pelo Todo-poderoso, cujo Nome é Santo, faria dela o modelo para nós, seguidores de Jesus.
1ª Leitura
Festeje e fique alegre, filha de Sião, pois eu estou vindo para morar com você – oráculo do Senhor. Nesse dia, numerosas nações vão aderir ao Senhor e passarão a ser o meu povo. Eu virei morar em seu meio, e você ficará sabendo que foi o Senhor dos exércitos quem me mandou a você. O Senhor tomará Judá como sua porção na Terra Santa e tornará a escolher Jerusalém. Silêncio diante do Senhor, criaturas todas, pois Ele se levanta em sua Morada Santa. (Zc 2,14-17)
Salmo ou Hino
Então Maria disse: «Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu Nome é Santo, e sua Misericórdia chega aos que O temem, de geração em geração. Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias. Socorre Israel, seu servo, lembrando-se de sua Misericórdia, conforme prometera aos nossos pais em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.» (Lc 1,46-55)
Evangelho do dia
Jesus ainda estava falando às multidões. Sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com Ele. Alguém disse a Jesus: «Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo.» Jesus perguntou àquele que tinha falado: «Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?» E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: «Aqui estão minha mãe e meus irmãos, pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está no Céu, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.» (Mt 12,46-50)
Vivendo a Palavra
Jesus abre e deixa escancarada a porta de sua Família para acolher-nos como seus irmãos. E Ele revela o segredo para que isto aconteça: precisamos ouvir e cumprir a Vontade do seu Pai e nosso Pai, que é rico em Misericórdia. Isto nos basta! Era assim o caminho que já vinha sendo percorrido por Maria, Sacrário Vivo, a primeira seguidora do Filho Unigênito, feito humano em Jesus de Nazaré.
Oração Final
Pai amantíssimo, faze-nos irmãos de teu Filho, o Cristo, que se fez homem em Jesus de Nazaré! Ajuda-nos para que o nosso único desejo seja conhecer e cumprir a tua Vontade enquanto caminhamos nesta terra encantada que nos emprestas para ser cuidada. Queremos cumpri-La do mesmo jeito, isto é, com igual alegria e gratidão como ela é cumprida na Glória do teu Reinado de Amor. Por Jesus Cristo, que contigo vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.