meu dia em oração
Aplainem o caminho do Senhor
A carta de João aos seus ‘filhinhos’ na fé alerta contra os falsos profetas que tentam deturpar a verdade sobre o Pai e o Filho. Ela é sempre oportuna, porque pelos tempos afora, a Igreja de Jesus continua sendo seduzida por doutrinas fantasiosas.
1ª Leitura
Quem é o mentiroso? É quem nega que Jesus é o Messias. Esse tal é o Anticristo, aquele que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, também nega o Pai. Quem reconhece o Filho, também reconhece o Pai. Quanto a vocês, tudo o que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se permanecer em vocês tudo aquilo que ouviram desde o princípio, vocês também permanecerão no Filho e no Pai. Esta é a promessa que ele nos fez: a Vida eterna. Escrevi isso a vocês, por causa daqueles que procuram desencaminhá-los. Vocês receberam de Jesus a unção que permanece em vocês, e já não têm necessidade que alguém os ensine; pelo contrário, como a unção dele, que é verdadeira e não mentirosa, lhes ensina tudo aquilo que Jesus lhes tinha ensinado, permaneçam com ele. Agora, portanto, filhinhos, permaneçam com Jesus; assim, quando ele se manifestar, nos sentiremos seguros, e não fracassados por estarmos longe dele no dia da sua Vinda. (1Jo 2,22-28)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois ele fez maravilhas: sua direita e seu braço santo lhe deram a vitória. O Senhor fez conhecer sua vitória, revelou sua justiça às nações. Lembrou-se do seu amor e fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra contemplaram a vitória do nosso Deus. Terra inteira, aclame ao Senhor, e dê gritos de alegria! (Sl 98,1-4)
Evangelho do dia
O testemunho de João foi assim. As autoridades dos judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntarem a João: «Quem é você?» João confessou e não negou. Ele confessou: «Eu não sou o Messias.» Eles perguntaram: «Então, quem é você? Elias?» João disse: «Não sou.» Eles perguntaram: «Você é o Profeta?» Ele respondeu: «Não.» Então perguntaram: «Quem é você? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. Quem você diz que é?» João declarou: «Eu sou uma voz gritando no deserto: ‘Aplainem o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías.» Os que tinham sido enviados eram da parte dos fariseus. E eles continuaram perguntando: «Então, por que é que você batiza, se não é o Messias, nem Elias, nem o Profeta?» João respondeu: «Eu batizo com água, mas no meio de vocês existe alguém que vocês não conhecem, e que vem depois de mim. Eu não mereço nem sequer desamarrar a correia das sandálias dele.» Isso aconteceu em Betânia, na outra margem do Jordão, onde João estava batizando. (Jo 1,19-28)
Vivendo a Palavra
É essencial que aprendamos com João Batista a sua consciência de quem ele era e qual era a sua missão. A Igreja não é dona da Fonte, mas uma guardiã, com a missão de levar a sua água a todos os povos e nações, anunciando com entusiasmo o Reino do Pai Misericordioso já presente em nós e entre nós.
Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a discernir nosso lugar e missão na História da Salvação. Assim como João Batista, que nós não nos coloquemos na posição de Elias ou do Profeta, mas procuremos ser apenas discípulos do único Mestre, Jesus de Nazaré, o Cristo feito homem, que contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.