meu dia em oração
Anunciação do Senhor:“Eis-me aqui, meu Deus, para fazer a tua vontade”
O Senhor falou a Acaz: «Pede um sinal a seu Deus.». Acaz respondeu: «Não vou pedir! Não vou tentar ao Senhor!» Disse-lhe o Senhor: «Escute, herdeiro de Davi, saiba que o Senhor lhe dará um sinal: A jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.» (Is 7,10-14;8,10)
1ª Leitura
É impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. Por esse motivo, ao entrar no mundo, Cristo disse: «Tu não quiseste sacrifício e oferta. Em vez disso, Tu me deste um corpo. Holocaustos e sacrifícios não são do teu agrado. Por isso Eu disse: Eis-Me aqui, ó Deus – no rolo do livro está escrito a meu respeito – para fazer a tua vontade.» Primeiro diz: «Não queres e não Te agradam sacrifícios e ofertas, holocaustos e sacrifícios pelo pecado.» Trata-se de coisas que são oferecidas segundo a Lei. Depois acrescenta: «Eis-Me aqui para fazer a tua vontade». Desse modo, Cristo suprime o primeiro culto para estabelecer o segundo. É por causa dessa vontade que nós fomos santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas. (Hb 10,4-10)
Salmo ou Hino
Não queres sacrifício, nem oferta, mas abriste os meus ouvidos. Tu não pedes holocausto. Então eu digo: «Aqui estou para fazer a tua vontade». Meu Deus, eu quero ter a tua lei dentro de minhas entranhas. Anunciei a tua justiça na grande assembleia, e não fechei os meus lábios: Não escondi tua justiça dentro do coração, falei da tua fidelidade e salvação. (Sl 40,7-11)
Evangelho do dia
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava, e disse: «Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!» Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: «Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um Filho, e dará a Ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a Ele o trono de seu pai Davi, e Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá fim.» Maria perguntou ao anjo: «Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?» O anjo respondeu: «O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está grávida. Para Deus nada é impossível.» Maria disse: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo a deixou. (Lc 1,26-38)
Vivendo a Palavra
Um Deus surpreendente: o anúncio de sua chegada não é feito ao som de trombetas e tambores, por mensageiros montados em cavalos garbosos e enfeitados, mas por um Anjo, no silêncio humilde da casinha de Nazaré, a uma quase menina que, humilde, ainda duvida de sua possibilidade. Quantas lições para o nosso orgulho e a nossa vaidade, que nos impulsionam a aparecer sempre e nos lugares mais altos…
Oração Final
Pai Santo, faze a nossa fé parecida com a de Maria! Ela nos ensina humildade, discrição e silêncio, mas também a força da opção pelo teu Reino, a coragem de aceitar e viver uma realidade que ultrapassava os limites da sua compreensão. Nós Te pedimos, amado Pai, por Jesus de Nazaré, gerado no ventre de Maria, o Cristo que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.